EN
Quarta sessão do Ciclo de Cinema e Conversas Modos de Rever: O Cinema e o Imaginário do Museu, com programação e moderação de Isabel Lopes Gomes. Dando seguimento ao ciclo transato, onde se explorou a aproximação do cinema com as artes plásticas, este segundo momento procura refletir sobre as representações do museu no cinema, em diferentes períodos da sua história e até à contemporaneidade. Esta sessão contará com a projeção de As Extraordinárias Desventuras da Menina de Pedra (2019) de Gabriel Abrantes, e Máscaras de Cera (1953) de André de Toth, à qual se seguirá uma conversa com os professores e investigadores Nelson Araújo e Paulo Cunha, moderada por Isabel Lopes Gomes.
19 JUL | SÁB | 17:00
LES EXTRAORDINAIRES MÉSAVENTURES DE LA JEUNE FILLE DE PIERRE | AS EXTRAORDINÁRIAS DESVENTURAS DA MENINA DE PEDRA
Gabriel Abrantes | FRA, POR | 2019 | 20'
Cansada de ser um ornamento arquitetónico banal, uma escultura foge do Louvre para se confrontar com a vida real das ruas de Paris. No estilo invulgar, surreal e cómico do seu autor, esta curta-metragem é simultaneamente um apelo e uma manifestação para o inalienável valor da liberdade, como de resto o próprio Gabriel Abrantes afirma: "Queria fazer um filme sobre arte e a sua relação com a política. O filme é uma metáfora da arte que quer escapar às restrições institucionais do museu e tornar-se politicamente empenhada no “mundo real”."
HOUSE OF WAX | MÁSCARAS DE CERA
André de Toth | USA | 1953 | 88'
Uma das obras mais bem conseguidas do húngaro André de Toth, um veterano da Série B americana, "Máscaras de Cera" narra a história de um escultor nova-iorquino que abre um museu de cera para exibir as semelhanças de figuras históricas famosas. No entanto, esta abordagem traz-lhe problemas com o seu parceiro de negócios, que exige que as exposições se tornem mais extremas, fazendo utilizando esse apelo lúrido para aumentar os lucros. A presença de Vincent Price e de uma série de truques visuais justificam a influência que o filme teve no cinema de terror posterior, influenciando uma série de realizadores vindouros e inspirando outros filmes de temática semelhante, incluindo um remake.
More info
Event from
Quarta sessão do Ciclo de Cinema e Conversas Modos de Rever: O Cinema e o Imaginário do Museu, com programação e moderação de Isabel Lopes Gomes. Dando seguimento ao ciclo transato, onde se explorou a aproximação do cinema com as artes plásticas, este segundo momento procura refletir sobre as representações do museu no cinema, em diferentes períodos da sua história e até à contemporaneidade. Esta sessão contará com a projeção de As Extraordinárias Desventuras da Menina de Pedra (2019) de Gabriel Abrantes, e Máscaras de Cera (1953) de André de Toth, à qual se seguirá uma conversa com os professores e investigadores Nelson Araújo e Paulo Cunha, moderada por Isabel Lopes Gomes.
19 JUL | SÁB | 17:00
LES EXTRAORDINAIRES MÉSAVENTURES DE LA JEUNE FILLE DE PIERRE | AS EXTRAORDINÁRIAS DESVENTURAS DA MENINA DE PEDRA
Gabriel Abrantes | FRA, POR | 2019 | 20'
Cansada de ser um ornamento arquitetónico banal, uma escultura foge do Louvre para se confrontar com a vida real das ruas de Paris. No estilo invulgar, surreal e cómico do seu autor, esta curta-metragem é simultaneamente um apelo e uma manifestação para o inalienável valor da liberdade, como de resto o próprio Gabriel Abrantes afirma: "Queria fazer um filme sobre arte e a sua relação com a política. O filme é uma metáfora da arte que quer escapar às restrições institucionais do museu e tornar-se politicamente empenhada no “mundo real”."
HOUSE OF WAX | MÁSCARAS DE CERA
André de Toth | USA | 1953 | 88'
Uma das obras mais bem conseguidas do húngaro André de Toth, um veterano da Série B americana, "Máscaras de Cera" narra a história de um escultor nova-iorquino que abre um museu de cera para exibir as semelhanças de figuras históricas famosas. No entanto, esta abordagem traz-lhe problemas com o seu parceiro de negócios, que exige que as exposições se tornem mais extremas, fazendo utilizando esse apelo lúrido para aumentar os lucros. A presença de Vincent Price e de uma série de truques visuais justificam a influência que o filme teve no cinema de terror posterior, influenciando uma série de realizadores vindouros e inspirando outros filmes de temática semelhante, incluindo um remake.
Share
FB
X
WA
LINK
Relacionados
From section