Filipe eo Lobo é um projeto musical de Filipe Moreira que cruza o canto lírico com eletrónica e sonoridades contemporâneas. As suas composições destacam-se pelo formato de contador de histórias e da palavra poética, como forma de auto expressão.
Filipe apresenta o álbum "A Serra", com nove composições originais, onde o cantautor se apresenta como um bardo que se serve da palavra poética, e da plasticidade de um figurino, como formas de auto expressão para cantar poemas e contos sobre a partida, o mistério e a liberdade. Este trabalho integra elementos do folk, do canto lírico, da eletrónica e de atmosferas sonoras contemporâneas.
Antes e após o concerto, contamos com DJset eletrificante de _DIANA_ (@_diana_lento_), com raízes rock e punk!
—
O título do projeto, inspirado na obra "Pedro e o Lobo" de Serge Prokofiev, nasce do resultado da residência artística Investigação-Ventilação realizada por Filipe na Serra da Estrela, no âmbito do Festival Y de 2025 - Festival de artes performativas da Quarta Parede.
Filipe Moreira (1990) é diretor criativo, produtor cultural, cantautor e performer, no âmbito nacional e internacional. Com um percurso multidisciplinar, Filipe, enquanto criador e cantautor, serve-se do corpo, da voz e da palavra, enquanto ferramentas de pesquisa criativa para o seu trabalho. A sua prática e investigação servem-se da interpretação e de diversas ferramentas tecnológicas, partindo para a descoberta e apropriação de diferentes narrativas, estados físicos e experiências sensoriais. Desde 2009 que dirige e participa como intérprete-performer em óperas, concertos e espetáculos de teatro, dança e circo. Licenciado em Coreografia pela Falmouth University (2013, UK), ao abrigo da Fundação Calouste Gulbenkian, e formado em Teatro-Interpretação pela Academia Contemporânea do Espetáculo (2009). Estudou também canto lírico e figurinos. Venceu importantes bolsas de criação e investigação, destacando a “Caravane” pelo Centre Nacional de la Danse (FR); a IV Bolsa de Criação Isabel Alves Costa, com a performance “Fibra”; e a Bolsa de Investigação-Ventilação pelo Festival Y, com o seu projeto musical “Filipe eo Lobo”, que atualmente encontra-se em circulação por Portugal, após uma tournée realizada no Rio de Janeiro.
Composição musical, letra e voz: Filipe Moreira | Produção musical: Cláudio Tavares | Figurino: Lola Sousa | Produção executiva: Luísa Teixeira | Produção: Réptil Artes Performativas