EN
Vista da exposição "Manoel de Oliveira e o Cinema Português - 1. A Bem da Nação (1929-1969)", Fundação de Serralves - Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Porto, de 4 de março a 3 de setembro de 2023. Fotografia © André Delhaye, cortesia Fundação de Serralves, Porto
A conquista do cognome de “escultor do Porto” por Henrique Moreira é, ainda hoje, amplamente verificável. As suas peças de grande escala ocupam espaços públicos proeminentes da cidade, contando-se entre elas a “Menina Nua” e a “Abundância”, ambas na Avenida dos Aliados. Junto à Pérgula da Foz, o “Lobo do Mar” fita os escolhos onde trabalhavam os salva-vidas que homenageia. Mas o escultor conta, também, com uma peça de estatuária com um detalhe escondido: “O Atleta” (1930), estátua de mais de dois metros de altura em gesso pintado, da coleção do clube gaiense Vilanovense Futebol Clube, teve como modelo o realizador Manoel de Oliveira, na altura com 25 anos.
Muitas vidas cabem dentro dos 106 anos que o Mestre viveu, mas de todas, o seu lado atlético é, porventura, o menos conhecido. Foi por três vezes vice-campeão de salto à vara, pelo Sport Club do Porto, e era também praticante de atletismo, trapezismo e natação — chegando até a participar em provas de automobilismo como piloto.
No ensaio de Manuel António Pina Aniki-Bóbó, sobre o filme homónimo, publicado pela Assírio & Alvim, pode ler-se: “O jovem Oliveira era campeão nacional de salto à vara, além de piloto de aviões e corredor de automóveis (e ginasta e artista de circo amador, com reputação feita no Porto com um arriscado número de trapézio voador que, com o irmão, executava nos saraus de beneficência do Sport Club do Porto).”
Não é, portanto, uma liberdade artística a figura atlética e bem definida que Henrique Moreira esculpiu, mas antes um retrato surpreendente do cineasta enquanto jovem.
Fotografia © nvstudio, cortesia Fundação de Serralves, Porto.
O Atleta, de Henrique Moreira © Vilanovense FC
Todas as fotografias são da exposição "Manoel de Oliveira e o Cinema Português - 1. A Bem da Nação (1929-1969)", Fundação de Serralves - Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Porto, de 4 de março a 3 de setembro de 2023.
Share
FB
X
WA
LINK
Relacionados