EN
A Associação Cultural Amigos do Porto iniciou a sua actividade em 24 de Maio de 1948 com a aprovação do seu Estatuto em Assembleia Geral, sendo reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública em 21 de Março de 1985.
A sua fundação deve-se ao empenho dos alunos do Centro de Estudos Humanísticos, criado pelo Instituto de Alta Cultura, sendo uma das disciplinas a Cadeira de Estudos Portuenses. Entusiasmados com as magníficas lições proferidas pelo Dr. Artur de Magalhães Basto, lembraram-se de fundar uma agremiação que pugnasse pela valorização e pelo progresso do velho Burgo Tripeiro, pleno de tradições, não só do ponto de vista histórico, arqueológico e artístico, como ainda nas suas actividades industriais e mercantis que lhe conferiram o justo e honroso designativo de Cidade do Trabalho.
Hoje os “Amigos do Porto” mantém vivo o objectivo de estudar, defender e amar a sua cidade, promovendo visitas de estudo a monumentos, museus, estabelecimentos de cultura e unidades industriais de relevo; participando em exposições, concertos, espectáculos e outros eventos de prestígio; organizando conferências de especialistas sobre figuras e factos relevantes; intervindo ou apresentando sugestões em iniciativas de interesse para a cidade.
Share
From section