No âmbito do programa “O Estrangeiro”, a Escola das Artes apresenta dia 10 de abril, pelas 18h30, o EA Dashed Concert, uma performance do compositor, músico e performer João Grilo, conhecido pela sua abordagem inovadora à música contemporânea e experimental. Um evento aberto ao público, sujeito apenas a lotação da sala.
“Os EA Dashed Concerts são parte integrante do programa anual de concertos, conferências, exposições e performances, organizado pela Escola das Artes e o CITAR,” refere José Alberto Gomes, curador do programa deste ano. “Seguindo Derrida nos seus escritos sobre a hospitalidade, iremos perguntar-nos se a questão do estrangeiro não seria, de facto, uma questão do estrangeiro, quer dizer, uma questão vinda do estrangeiro, de fora,” acrescenta.
O concerto, que decorre no âmbito de uma residência artística de João Grilo na Escola das Artes, marca a primeira iteração pública de ivu'kar, documentário ficcional sobre a nossa relação com o invisível.
Com curadoria de Djaimilia Pereira de Almeida, Daniel Ribas, José Alberto Gomes e Nuno Crespo, o programa “O Estrangeiro” convida artistas, pensadores e público em geral para uma reflexão profunda sobre a questão do estrangeiro ao longo de um semestre. Organizado pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa, este programa teve início a 20 de fevereiro e termina a 29 de maio de 2025. Todos os eventos decorrem nos espaços do Católica Art Center que integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.
A entrada é livre, mas sujeita a limitação da sala.