EN
![[Bibliotecas do Porto] - CICLO SUGGIA — CONCERTO #4](https://img.bndlyr.com/slgso3uvbp8d6xgm/_assets/document-34.jpg?fit=fill&w=1400)
![[Bibliotecas do Porto] - CICLO SUGGIA — CONCERTO #4](https://img.bndlyr.com/slgso3uvbp8d6xgm/_assets/document-34.jpg?fit=fill&w=1400)
O Museu e Bibliotecas do Porto acolhe a edição de 2025 do Ciclo Suggia, um programa de concertos de violoncelo, com direção artística de Vanessa Pires e Filipe Quaresma, que celebra a memória da ilustre violoncelista portuense Guilhermina Suggia. Pretende-se manter viva a memória de uma das mais imponentes figuras femininas portuguesas de todos os tempos e manter viva a relação da cidade com o seu legado. Em 1903, Suggia foi a primeira mulher solista a tocar na Gewandhaus, em Leipzig, Alemanha, fruto de uma carreira pioneira que abriu caminho para futuras gerações de violoncelistas mulheres.
A par de Pablo Casals, com quem manteve uma relação de proximidade, entre 1906 e 1913, foi considerada uma das maiores violoncelistas da época. Os quatro concertos deste ciclo serão realizados com o violoncelo Montagnana Suggia que outrora lhe pertenceu e se encontra no Museu do Porto, numa iniciativa fulcral na manutenção da memória de figuras absolutamente marcantes, autênticos alicerces de grande parte da atividade musical dos nossos dias.
PROGRAMA
Intérprete:
BERNARDO FERREIRA (violoncelo)
Autores e obras musicais:
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685—1750)
Suite n.º 2 em Ré Menor BWV 1008
Prelude
Allemande
Courante
Sarabande
Menuet I e II
Gigue
JULIUS KLENGEL (1859—1933)
Caprice in Form einer Chaconne Op.43
EUGÈNE YSAŸE (1858—1931)
Sonata para Violoncelo Solo em Dó Menor Op.28
Grave. Lento e sempre sostenuto
Intermezzo. Poco allegretto e grazioso
In modo di recitativo. Adagio
Finale con brio. Allegro Tempo fermo
More info
O Museu e Bibliotecas do Porto acolhe a edição de 2025 do Ciclo Suggia, um programa de concertos de violoncelo, com direção artística de Vanessa Pires e Filipe Quaresma, que celebra a memória da ilustre violoncelista portuense Guilhermina Suggia. Pretende-se manter viva a memória de uma das mais imponentes figuras femininas portuguesas de todos os tempos e manter viva a relação da cidade com o seu legado. Em 1903, Suggia foi a primeira mulher solista a tocar na Gewandhaus, em Leipzig, Alemanha, fruto de uma carreira pioneira que abriu caminho para futuras gerações de violoncelistas mulheres.
A par de Pablo Casals, com quem manteve uma relação de proximidade, entre 1906 e 1913, foi considerada uma das maiores violoncelistas da época. Os quatro concertos deste ciclo serão realizados com o violoncelo Montagnana Suggia que outrora lhe pertenceu e se encontra no Museu do Porto, numa iniciativa fulcral na manutenção da memória de figuras absolutamente marcantes, autênticos alicerces de grande parte da atividade musical dos nossos dias.
PROGRAMA
Intérprete:
BERNARDO FERREIRA (violoncelo)
Autores e obras musicais:
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685—1750)
Suite n.º 2 em Ré Menor BWV 1008
Prelude
Allemande
Courante
Sarabande
Menuet I e II
Gigue
JULIUS KLENGEL (1859—1933)
Caprice in Form einer Chaconne Op.43
EUGÈNE YSAŸE (1858—1931)
Sonata para Violoncelo Solo em Dó Menor Op.28
Grave. Lento e sempre sostenuto
Intermezzo. Poco allegretto e grazioso
In modo di recitativo. Adagio
Finale con brio. Allegro Tempo fermo
Share
FB
X
WA
LINK
Relacionados
From section

Concert

Party