PT
Regressar. Recomeçar. Renovar.
Setembro marca o arranque da nova temporada cultural do Porto. Por isso, nesta edição, ouvimos quem pensa e faz a programação da cidade: falámos com diretores artísticos e responsáveis de programação de seis dos maiores espaços culturais portuenses – Casa da Música, Cinema Batalha, Coliseu Porto AGEAS, Serralves, Teatro Municipal do Porto e Teatro Nacional São João – que nos revelaram o que aí vem, o que os move e o que esperam deste novo ciclo. Porque a rentrée é mais do que um recomeço: é um ponto de viragem.
No Código Postal, fomos a uma escola que não é propriamente uma instituição de ensino: a Escola Normal é uma casa que é, afinal, um espaço cultural onde há eventos semanais, desde música – com destaque para jam sessions – a poesia, passando por “jantares em mesas compridas”.
O convidado de Quem conta o Porto acrescenta um ponto é João Gesta, o coordenador de programação da Feira do Livro do Porto 2025, que decorre, nos Jardins do Palácio de Cristal, até 7 de setembro. Amante e divulgador de poesia, Gesta falou-nos do seu vício do Porto.
E é com o sentido da audição que, este mês, conjugamos o Porto. Fomos até ao Mr. Bean’s Music Club ao encontro de Miguel Pinto, Edu Mundo e Pancho, que fazem este clube onde tocar é indestrinçável de ouvir.
Na secção Ao Fresco, destacamos as duas últimas visitas guiadas do XV Ciclo Cultural dos Cemitérios do Porto. Trata-se de um programa de visitas temáticas aos dois cemitérios municipais da cidade – Agramonte e Prado do Repouso –, conduzidas pelo Professor Francisco Queiroz, com quem a Agenda Porto esteve à conversa. Nestas visitas, que têm vindo a ganhar cada vez mais adeptos, somos convidados a conhecer a história e as estórias de personalidades ali sepultadas, a apreciar monumentos e esculturas de artistas consagrados, mas, também, a decifrar a simbologia inscrita nas decorações dos jazigos.
E porque o turismo sepulcral está mesmo em voga, na Portografia, fomos, ainda, descobrir jazigos e estatuária de nota no Cemitério da Lapa – retratos em pedra de quem marcou a cidade. Estas e muitas outras sugestões para descobrir nesta edição.