PT
Chegados a maio, mês com mais dias de estio que apetecem ser vividos “lá fora”, é como se a cidade abrisse os braços e chamasse por nós: há jardins que se enchem de música e de festa; há lugares que se convertem, de repente, em palcos inusitados ao fresco, e há, também, parques e serras que se transformam em ginásios ao ar livre.
Nesta edição, a Agenda Porto aventurou-se nas rochas da Senhora do Salto para acompanhar a Porto Climbing numa atividade de escalada, desporto em expansão na cidade não só fora de portas, mas também, e sobretudo, na versão indoor. Fomos, por isso, conhecer os ginásios The North Wall e São Rock Climbing onde se pratica bouldering, uma modalidade de escalada que, pode dizer-se, está na moda porque é uma maneira de fazer exercício físico de forma informal e divertida. Descobre porquê.
No Código Postal 4000 e tal, fomos até à nova morada da galeria portuense RAMPA, que se mudou do Pátio do Bolhão para Campanhã, e onde podemos ver a exposição Palestine Here and There.
Na rubrica Quem Conta o Porto acrescenta um ponto, conversámos com Isabel Barros a propósito da reabertura e renovação do Museu das Marionetas do Porto. Coreógrafa, intérprete, programadora e formadora, Isabel falou-nos da sua paixão pelo Porto e dos projetos artísticos que tem desenvolvido com várias comunidades da cidade.
A Portografia é dedicada à estátua O Atleta, de Henrique Moreira, que "esconde" um detalhe: o seu modelo foi o cineasta Manoel de Oliveira.
O convidado de Conjugar o Porto é Jorge Antunes, responsável pelo festival Xavalo Fest, que vai na 6.ª edição. Sem roadies, sem assistentes de produção, sem agências de booking, o festival mantém vivo o espírito fundador: apenas bandas jovens, com poucos ou nenhuns concertos em carteira. Em menos de dois anos, este pequeno festival tornou-se “um laboratório de bandas”.
Destaque, ainda, para o regresso da banda portuense MESA, que vai atuar a 7 de maio na Casa da Música; para a Festa da Criança, organizada pela Ágora – Cultura e Desporto, que regressa aos Jardins do Palácio do Cristal de 30 de maio a 1 de junho; para o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, que está de volta entre 14 e 25 de maio; e para a nova edição do FAUPFest, um evento cultural que se realiza, desde 2015, nos jardins da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.