PT

EN
Dia Mundial da Dança 2025

Dia Mundial da Dança 

Dia Mundial da Dança 2025

No âmbito do Festival DDD - Dias da Dança, Vera Mantero & Cúmplices apresentam no Rivoli "C.C. (Crematística e Contraforça)".

"Multiplicidade, Contraforça, Dupla Cidadania, Junção de Opostos, Incandescência, Encantamento, Símbolo: palavras que são, agora, quase mantras, noções que vêm pululando nos processos atravessados por Vera Mantero e os seus convidados desde 2021, desde a peça “O Susto é um Mundo”, passando por “Um pequeno exercício de composição” (2023) e mais recentemente por “__ chãocéu |” (2024). Estes são trabalhos que criam fricções entre diferentes esferas e que nos colocam no limiar do inconsciente, permitindo-nos uma quase entrada no mundo dos sonhos. As figuras abstratas e os símbolos cruzam-se lado a lado com ações comuns do dia-a-dia, os corpos transmutam-se no cruzamento com os objetos e a palavra poética. É nestes cruzamentos e nestas contraforças que se ensaia a nossa capacidade de mudança, a tradução de uma energia destrutiva numa energia de abertura e despojamento."

No Dia Mundial da Dança, o Balleteatro celebra a arte do movimento com dois espetáculos no Coliseu Porto Ageas.


Às 21h00, Entra a Duzentos Sai a Cem reúne o Grupo Sénior do Centro Monte Pedral e os alunos do 2.º ano do curso de Dança do Balleteatro Escola Profissional, dirigidos por Carlos Silva, numa reflexão sensível sobre o segredo e as suas múltiplas facetas.


É um espetáculo que coloca frente a frente duas gerações, desta vez numa partilha quase soprada ao ouvido, como o segredo.

Dia Mundial da Dança 2025

Na mesma noite, Party traz novamente a energia dos alunos do 2.º ano do curso de dança do Balleteatro Escola Profissional. Inspirados na peça "Vertigo 20", exploram novas possibilidades coreográficas numa performance intensa e vibrante, com direção de Susana Manso.

Uma noite de celebração e encontro entre gerações através da dança.


Entrada gratuita mediante lotação da sala.

Dia Mundial da Dança 2025

Entrada gratuita mediante lotação da sala

Dia Mundial da Dança 2025

No âmbito do DDD, Sónia Baptista apresenta, hoje e amanhã, no Teatro Municipal Constantino Nery, em Matosinhos, KING SIZE um espetáculo que confronta os dispositivos de criação de performances drag contemporâneas com os códigos rígidos de representação de género na dança e no teatro tradicionais, evidenciando as diferenças entre o que é natural e o que é construção cultural ou cénica.

"O drag subverte os papéis de género, reforçando os aspetos teatrais dessas interpretações, mas é também uma forma de crítica social e um meio de expressão artística. KING SIZE pretende analisar como se constrói a masculinidade, focando figuras que incorporam os mitos masculinos bem como as suas revisões paródicas."

Também integrada no DDD, para ver e sentir no Teatro Campo Alegre, em estreia nacional, há e nunca as minhas mãos estão vazias, a nova criação de Cristian Duarte em companhia. O título faz referência a um verso do poema Apesar das ruínas e da morte, de Sophia de Mello Breyner Andresen, declamado por Maria Bethânia.


"A obra confronta uma realidade marcada por desigualdades, propondo a força e a diversidade do coletivo como uma resposta sensível. (...) Num Brasil de constantes transformações, a obra propõe um olhar sobre como estar junto na diferença e reafirmar a vida diante das adversidades."

Dia Mundial da Dança 2025

Ainda no âmbito do DDD, podemos ver, também no Teatro Campo Alegre, o novo trabalho do famoso coreógrafo William Forsythe, coproduzido pela La Biennale di Venezia, em colaboração com Rauf “Rubberlegz” Yasit, Lex Ishimoto, Julia Weiss, Brigel Gjoka e o JA Collective (Aidan Carberry e Jordan Johnson).


"A peça explora as raízes e as origens da dança folclórica, do hip-hop e do balé, mostrando a diversidade de experiências e linguagens dos bailarinos através da sua comunicação física em palco. Num diálogo fascinante, os bailarinos exploram as semelhanças e diferenças dos seus estilos de dança, celebrando a forma singular de encarar e evoluir cada estilo. 


Friends of Forsythe celebra a diversidade das culturas de dança, a linguagem profunda da dança e a noção de união."

Dia Mundial da Dança 2025

Dia Mundial da Dança 2025
agenda-porto.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile