PT

Se a vida são dois dias, o Carnaval no Porto são, pelo menos, cinco, a julgar pelo conjunto de eventos submetidos na nossa agenda. Oficinas para famílias, espetáculos, exposições, desfiles e festas de larga duração são as propostas que reunidas em seguida.
O trabalho antes da folia
Antes de dançar, desfilar ou bater o pé, os mais pequenos podem divertir-se metendo mãos à obra: há máscaras e mafarricos para construir e outros mundos para inventar.





A fantasia com diferentes cenários
O Carnaval também se celebra em palco, e com laivos de distintas origens. Há canto, percussão e dança do nordeste brasileiro; há uma peça inspirada no Entrudo da Galiza e Norte de Portugal, nas festividades Rara do Haiti e no Urso Macaco Louco do Carnaval pernambucano, e há, ainda, música orquestral do repertório tradicional de vários países.


A farra dentro e fora de horas
A juntar a toda a habitual oferta de clubbing da cidade, há em agenda várias opções alusivas à época. A festa faz-se com techno, funk, samba e outros ritmos latinos, mas também com hits dos anos 90 e até com punk.






As novas tradições nas ruas
A juntar a estas propostas há ainda um festival (já na 36.ª edição) a animar o Bolhão no fim de semana antes do Carnaval e um desfile que já se tornou habitual no Domingo Gordo portuense.

