PT

EN
Notícia
Serralves em Festa está de volta com 50 horas de animação ‘non-stop’
19.ª edição acontece de 30 de maio a 1 de junho
Serralves em Festa 2025

A 19.ª edição do Serralves em Festa promete 50 horas seguidas de animação multidisciplinar e totalmente gratuita, com destaque para Spiritualized e Três Tristes Tigres na música e para Boris Charmatz e Poncili Creación nas artes performativas, mas há, também, visitas orientadas, oficinas para famílias e sessões de cinema.

"São 50 horas 'non-stop' [sem parar] em que teremos, num ambiente muito festivo, um programa muito multidisciplinar, desde as artes circenses à música, à performance, à dança, ao teatro, exposições, cinema, visitas ao nosso parque e também às exposições", afirmou o diretor do festival, Rui Costa, na conferência de imprensa de apresentação do programa.


O Serralves em Festa arranca às 18h00 de sexta-feira, 30 de maio, e termina às 22h00 de domingo, 1 de junho. Antes, no dia 29, vai haver “uma antevisão” com extensões na baixa do Porto e em Vila Nova de Gaia, com espetáculos para “as populações e turistas”.


Por Serralves passarão mais de 500 artistas de mais de 20 nacionalidades, e mais de uma centena de atividades “num dos mais significativos festivais da cultura contemporânea”, que recebeu na edição do ano passado cerca de 275 mil visitantes.

Serralves em Festa 2025

Serralves em Festa 2016 © DR / Fundação de Serralves

Serralves em Festa 2025

Spiritualized © DR

O diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Philippe Vergne, classificou Serralves em Festa como "um espaço seguro para ideias inseguras”. Citando Marcel Duchamp, afirmou que este evento anual é “um rendez-vous [encontro] entre artistas e visitantes", acrescentando que é "avant-garde" e "aberto a toda a gente". Vergne disse, ainda, que o Serralves em Festa “é popular sem ser populista”.


A programação do evento foi apresentada pelos curadores das áreas da música, das artes performativas e do serviço educativo. Começando pela música — “porque não há festa sem música”, como referiu Pedro Rocha — estão previstas 50 atuações “entre concertos e DJ sets” ao longo de 50 horas, sendo que, no que toca às linhas programáticas, "será dada prioridade a projetos mais exploratórios e experimentais dentro dos mais variados estilos e idiomas musicais".


Destaque para os ingleses Spiritualized no sábado à noite, com cerca de dez músicos em palco, e cujo concerto vai centrar-se no álbum Everything was Beautiful (2022), e para o regresso dos Três Tristes Tigres, que marcaram presença na primeira edição do Serralves em Festa, em 2004, e que vêm agora apresentar o novo álbum Arca, ainda por lançar [e que foi um dos temas da conversa da Agenda Porto com a cantora Ana Deus, para recordar aqui].


Do cartaz musical fazem, ainda, parte nomes como Aunty Rayzor & DJ Tobzy, Use Knife, Waclaw Zempil & Saagara ou Fidju Kitxora, entre muitos outros.


“É um encontro de culturas musicais com raízes distintas”, frisou Pedro Rocha, que referiu, ainda, numa vertente mais exploratória o sexteto feminino português Lantana e o duo espanhol Evol.

Serralves em Festa 2025

Três Tristes Tigres © Colagens de Hilda Reis a partir de fotografias de Cristina Pinto.

No que respeita às artes circenses, ao teatro de rua, à dança e à performance, Cristina Grande assegurou “uma diversidade de mundos” na programação e a apresentação de peças transdisciplinares que “cruzam as artes visuais e as artes performativas, e que provocam uma reflexão sobre a atualidade”.


Nas artes circenses, a curadora destacou Esquive, em que seis acrobatas “prestam homenagem a uma disciplina circense, o trampolim”, mas também os Clan Cabane, que, coincidentemente, recorrem a trampolins, dentre outros materiais, no seu número. “São um grupo de amigos construtores de acrobacias”, disse.


No teatro de rua, destaque para Monsieur Culbuto, "um sempre-em-pé”, com “320 quilos de poesia", "um brinquedo gigante que vai ocupar o espaço público no centro da cidade do Porto no 'aquecimento'" e, depois, em Serralves, e que “é um apelo à afetividade”.

Serralves em Festa 2025

M. Culbuto © Olacroze

Serralves em Festa 2025

20 dancers for the XX century © DR

Cristina Grande realçou, ainda, a estreia absoluta do espetáculo multidisciplinar Rima, da companhia portuense Erva Daninha, que vai ocupar o Jardim Siza Vieira, em que as técnicas de circo e o movimento se cruzam, “tendo como linguagem central a roda Cyr, como símbolo de conexão entre dois estranhos", um artista do Brasil e outro da Malásia, que constroem "um lugar seguro para habitar".


Na dança contemporânea, destaque para Boris Charmatz e 20 dancers for the XX century, com doze bailarinos; uma criação que “vai de Charlie Chaplin às danças tradicionais ucranianas, do krump a Meg Stuart, a Vera Mantero e a João Fiadeiro”.


O coletivo porto-riquenho Poncili Creación é, também, outro destaque desta edição do Serralves em Festa, que vai apresentar duas paradas; uma na baixa do Porto e outra em Serralves. Este coletivo, que se “movimenta entre o absurdo e o lúdico", traz grandes marionetas, e trabalha questões como “identidade cultural, consumismo e degradação ambiental”, adiantou a curadora.

Ainda na área da dança contemporânea, foram salientados os seguintes espetáculos: EDNI, de João Martinho Moura e Né Barros, que “cruza artes performativas e visuais”, e que, segundo Cristina Grande, é de “uma forte visualidade”; [hug], de Cristina Planas Leitão com a Companhia Instável, que vai acontecer no Jardim da Capela. Trata-se de “um estudo coreográfico para vinte corpos sobre o pós-alguma-coisa”; e ainda Moving Landscapes, dos QUARTO. A dupla de artistas da Suécia e do Brasil, a que se juntam duas bailarinas portuenses, vai apresentar “um enorme cubo de metal instalado” na paisagem, que pretende refletir sobre "a nossa relação com a natureza e sobre o nosso estilo de vida consumista”.

Quanto ao programa do serviço educativo, Inês Pina salientou o espetáculo de circo Dolce Salato, para famílias, e Músicas para dar a volta ao mundo da D. Arménia, um concerto/espetáculo apresentado por Ana Madureira e Vahan Kerovpyan, bem como o espetáculo Girafas, dos catalães Xirriquiteula Teatre, que vai estar a percorrer o Parque de Serralves.


Porque a 1 de junho se assinala o Dia da Criança, além das oficinas para crianças e famílias, há um reforço das atividades destinadas ao público infantil, nomeadamente espetáculos de música e de circo.


Podes consultar toda a programação do Serralves em Festa aqui.

Serralves em Festa 2025

Girafas de Xirriquiteula © DR

Partilhar

LINK

Relacionados

Fidju Kitxora
funaná, semba e afro-house
Música e clubbing

Gratuito

Concerto

Spiritualized
space rock e neo-psychadelia
Música e clubbing

Gratuito

Concerto

31
Mai
01
Jun
2025
Esquive
novo circo com a companhia Le plus petit cirque du monde
Ao Fresco

Famílias

Circo

20 dancers for the XX century
Boris Charmatz
Ao Fresco

Gratuito

Dança

31
Mai
01
Jun
2025
RIMA
Novo circo com Alan Sencades & Alvin Yong (Erva Daninha)
Ao Fresco

Famílias

Circo

31
Mai
01
Jun
2025
[hug]
Cristina Planas Leitão & Cia Instável
Palcos

Gratuito

Dança

31
Mai
01
Jun
2025
Girafes
Novo circo pela companhia Xirriquiteula Teatre
Ao Fresco

Gratuito

Circo

Três Tristes Tigres
com Alexandre Soares
Música e clubbing

Gratuito

Concerto

30
Mai
01
Jun
2025
M. Culbuto
Novo circo pela companhia Dynamogène
Ao Fresco

Gratuito

Circo

30
Mai
01
Jun
2025
Serralves em Festa
50 horas non-stop
[Serralves] - Serralves em Festa 2025
Serralves em Festa 2025
agenda-porto.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile