PT
Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. Fotografia © Rui Meireles
Há fachadas que se olham e outras que nos fazem parar; servem de pano de fundo às fotografias dos turistas no Porto — a da Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo é uma das mais concorridas. A cidade passa, mas aqui os passos abrandam à procura do melhor ângulo para fotografar.
A lateral da igreja, coberta por azulejos azuis e brancos, pintados por Carlos Branco, em 1912, a partir de desenhos de Silvestre Silvestri, é o cenário escolhido pelos nossos visitantes. “In Porto, we see a lot of blue tiles, it’s very beautiful. In the USA, we don’t see anything like that [no Porto, vemos muitos azulejos azuis, é muito bonito. Nos EUA, não há nada parecido]”, diz Samantha, vinda de New Jersey. A sua tia, Diane, completa: “This was a dream trip. I’m loving being here with my niece. It’s a very beautiful city [é uma viagem de sonho. Estou a adorar estar aqui com a minha sobrinha. É uma cidade linda].”
Samantha, New Jersey (EUA). Fotografia © Rui Meireles
Diane e Samantha, EUA. Fotografia © Rui Meireles
Contruída em 1756, a Igreja do Carmo ergue-se mesmo ao lado da Igreja dos Carmelitas Descalços, que se tornou Monumento Nacional em 2023. Entre as duas igrejas barrocas há um prédio exíguo, com apenas um metro de largura na fachada, que nasceu para cumprir a antiga regra que impedia templos distintos de partilharem paredes. Hoje é conhecida como a casa mais estreita da cidade.
Prédio de um metro de largura e Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. Fotografia © Rui Meireles
© Rui Meireles
© Rui Meireles
Mas é a fachada de azulejos que impulsiona quem passa a fotografar. Kris, vindo de Inglaterra, observa os azulejos com admiração e dispara: “Wow, it’s beautiful and makes good wallpaper [uau, é lindo e dá um bom pano de fundo às fotografias].” - Sorri e capta o momento com o seu telemóvel. Neste gaveto entre a Rua do Carmo, a Rua Carlos Alberto e a Praça Gomes Teixeira, o Porto revela-se — um cruzamento entre arte, história e fascínio.
Kris, Inglaterra. Fotografia © Rui Meireles
Partilhar
FB
X
WA
LINK
Relacionados