PT
É difícil ficar parado numa cidade em constante movimento: todos os sábados, das 10h00 às 11h00, os parques e jardins do Porto transformam-se em autênticos ginásios ao ar livre. O programa "Porto.ComVida", promovido pela Ágora em colaboração com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, surge com o objetivo de incentivar a população a praticar atividade física nos espaços verdes da cidade. É um projeto itinerante e inclusivo que percorre os 18 "ginásios a céu aberto”, instalados pela autarquia em 2022, oferecendo uma oportunidade única à população para se manter ativa enquanto desfruta da beleza natural da cidade, e de forma gratuita.
Exercício físico ao ar livre
A essência do projeto “Porto.ComVida” reside na simplicidade e acessibilidade das suas aulas. Não requer inscrições, é só chegar e participar. Pedro Paiva, professor de natação e fitness, é um dos técnicos responsáveis por conduzir estas sessões. Durante uma aula na Quinta do Covelo, explica-nos que o conceito deste projeto passa por ativar estes equipamentos de forma dinâmica e educativa. "A maioria dos jardins e parques da cidade estão equipados com estas máquinas, que são uma mais-valia para a população. No entanto, muitas pessoas não sabem, ou têm receio, de utilizá-las, e o nosso objetivo é precisamente dar-lhes formação para que possam treinar de forma autónoma”, refere.
Os equipamentos, distribuídos estrategicamente por vários espaços verdes, são acessíveis a todos, oferecendo um ginásio gratuito com vistas deslumbrantes, seja para o mar ou para os jardins da cidade. "As máquinas são muito simples, muito intuitivas, e todas têm instruções e sugestões de exercícios", sublinha Pedro. A ideia é criar dinâmicas de treino à volta destas máquinas, incentivando as pessoas a usá-las de forma regular e eficaz.
© Guilherme Costa Oliveira
© Guilherme Costa Oliveira
Dinâmica de grupo
Um dos aspetos mais apelativos das aulas do "Porto.ComVida" é a sua natureza inclusiva e aberta. Não é necessário qualquer processo de inscrição prévia. As aulas são projetadas para se adaptarem ao nível de treino de cada participante, garantindo que todos possam acompanhar, independentemente da sua condição física. "Ajudamos as pessoas a adaptar os exercícios ao seu nível de treino. É um processo quase automático e intuitivo para os monitores”, assegura Pedro.
A estrutura das aulas é cuidadosamente planeada para maximizar os benefícios físicos num curto espaço de tempo. Com uma duração aproximada de uma hora, cada sessão começa com uma ativação geral de cerca de oito a 10 minutos, focada na mobilização articular, preparação das estruturas e ativação cardiovascular. Seguem-se diferentes dinâmicas nas máquinas, que variam conforme o número de participantes e as condições do local. "Hoje, como está muita gente, vamos fazer um treino por circuito e aproveitar o parque para uma corrida, criando uma preparação ativa entre os treinos de máquinas", explica Pedro durante a aula na Quinta do Covelo.
Impacto do Projeto na Comunidade
Para muitos participantes, estas aulas têm um impacto significativo na rotina semanal e no bem-estar geral. Aníbal Leite, aluno assíduo destas aulas, é disso exemplo. "É uma forma excelente de fazer exercício físico na natureza, fora de um ambiente de ginásio", defende Aníbal. "E em grupo, que é muito melhor do que treinar sozinho. Aqui, puxamos uns pelos outros.”
Além dos benefícios físicos, Aníbal destaca o aspeto social: "Estas aulas são divertidas e são uma ótima forma de começar o dia; aqui, até ganhamos novas amizades, não abdico destes treinos!”, atira, tecendo elogios a todos os monitores.
© Guilherme Costa Oliveira
Porto.ComVida em Setembro
A programação é itinerante, garantindo que diferentes áreas da cidade sejam contempladas, permitindo a todos os cidadãos a oportunidade de participar, independentemente da sua localização.
Para quem deseja começar o seu fim de semana de forma ativa e em boa companhia, o convite está feito, basta consultar o calendário das próximas sessões:
7 e 21 de setembro
Castelo do Queijo (zona streetworkout)
Jardim do Calém (zona ativação geral)
Parque da Pasteleira
Jardins do Palácio de Cristal
Jardim de Sarah Afonso
Avenida da Cidade de Xangai
Jardim de Paulo Valada
Jardim do Conhecimento/Alameda de Eça de Queirós
Parque Infantil da Areosa
14 e 28 de setembro
Castelo do Queijo (zona ativação geral)
Jardim do Calém (zona streetworkout)
Jardim de Machado de Assis (Foco)
Praça dos Alámos
Jardim de Ezequiel Campos
Parque Infantil de Cervantes
Parque do Covelo
Jardim de Belém
Parque de São Roque
Parque da Corujeira
por Maria Bastos
Partilhar
FB
X
WA
LINK
Relacionados