O projeto ViViFiCAR abraça as ideias de «viver» e «ficar» enquanto eixos orientadores de encontros imersivos entre artistas durienses, nacionais e noruegueses com comunidades locais a partir de estratégias participativas de criação.
Em 2022, Alijó, Lamego, Mêda e Torre de Moncorvo receberam os Encontros Vivos, programa de residências com três artistas em cada município. 12 artistas viveram nas casas dos embaixadores locais e foram acompanhados por uma equipa de moderadores.
Foram desenvolvidos 12 trabalhos inéditos sobre estes territórios e comunidades, celebrando a identidade, a memória e a resiliência dos lugares e das suas gentes em diferentes freguesias dos municípios parceiros. Os trabalhos foram apresentados nas freguesias onde decorreram as residências, revelando o resultado deste processo colaborativo e participado.
Moderação: Gabriela Vaz-Pinheiro, Jayne Dyer, Virgílio Ferreira
Artistas: Alexandre Delmar, André Tribbensee, Fábio Cunha, Hasan Daraghmeh, Ine Harrang, João Pedro Fonseca, José Miguel Pires, Maria Lusitano, Patrícia Geraldes, Raquel Schefer, Violeta Moura, Trond Lossius