A banda foi formada no outono de 2020. A música oscila entre o contemporâneo, a eletrónica, o art rock e o free jazz, e baseia-se em sessões de improvisação. Esta abordagem estabelece um percurso musical fluido, aberto à contaminação e que se move em direção a paisagens sonoras abstratas, ambientais, polirrítmicas e timbres industriais. Uma combinação diversificada que não tem medo de desmantelar qualquer linguagem.
Embora a banda tivesse um caráter distinto desde o início, a sua música evoluiu rapidamente. Durante as sessões de estudo, os temas explorados foram a desconstrução e a fragmentação, enquanto as apresentações ao vivo evoluíram gradualmente para momentos de absorção total, servindo cada vez mais como um local de recomposição deliberada. Esse esforço acabou por levar a banda a um Fragmentarium - uma ferramenta para reunir e reorganizar peças com base num código de instruções que gera uma paleta ilimitada de possibilidades. Essa estratégia permite muita liberdade, mantendo o rigor da composição.
O segundo álbum de tellKujira, «La Lucha Es Un Poema Colectivo», será lançado em novembro de 2025 pela SuperPang Records, dando continuidade à colaboração iniciada com o primeiro álbum intitulado tellKujira, em 2023.
Ambra Chiara Michelangeli – Viola
Francesco Diodati – Guitarra
Francesco Guerri – Violoncelo
Stefano Calderano – Guitarra