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Luis Miguel Cintra (Madrid, 1949) é uma figura maior do teatro em Portugal e um dos rostos mais marcantes do cinema português dos últimos sessenta anos. Encenou e interpretou centenas de peças, clássicas e contemporâneas, que se contam entre as mais importantes da dramaturgia mundial, tendo igualmente participado, como ator, em mais de seis dezenas de filmes, sendo também uma das presenças mais assíduas da obra de Manoel de Oliveira.
Paralelamente à faceta mais reconhecida do seu trabalho, ao longo das últimas décadas Luis Miguel Cintra tem vindo a reunir uma quantidade avassaladora de peças escultóricas (ou “bonecos”, como o próprio lhes chama): arte sacra ou figurado popular, raridades ou estatuetas sem interesse, representações humanas ou animais, de todos os tamanhos, cores e feitios. Mais do que uma coleção – ou o seu contrário –, este insólito bestiário invadiu por completo o seu apartamento de Lisboa.
Com o encerramento da Cornucópia, em 2016, e com uma atividade teatral reduzida, Luis Miguel Cintra coabitou com estes misteriosos ocupantes, partilhando a casa, a vida e um irreprimível desejo de teatro. Numa lógica mais dramatúrgica do que decorativa, o encenador fez desses bonecos uma inusitada trupe de teatro: atores e personagens compelidos ao diálogo e a interagir de formas inesperadas numa polifonia de gestos, de olhares, de expressões que são, em última instância, um prolongamento do ato de encenar: um teatro estático, mas não totalmente imóvel, um teatro silencioso, mas não inteiramente mudo.
Esta exposição pretende cumprir dois objetivos fundamentais: reencenar, no espaço da galeria, uma síntese do percurso de Luis Miguel Cintra como ator e encenador e, em diálogo com a obra de Manoel de Oliveira, refletir acerca dos pontos de contacto (e de divergência) entre três modos de ver e de dar a ver: o teatro, o cinema e a exposição.
A exposição é organizada pela Fundação de Serralves — Casa do Cinema Manoel de Oliveira e tem curadoria de Luis Miguel Cintra e António Preto e coordenação de Carla Almeida.
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Luis Miguel Cintra (Madrid, 1949) é uma figura maior do teatro em Portugal e um dos rostos mais marcantes do cinema português dos últimos sessenta anos. Encenou e interpretou centenas de peças, clássicas e contemporâneas, que se contam entre as mais importantes da dramaturgia mundial, tendo igualmente participado, como ator, em mais de seis dezenas de filmes, sendo também uma das presenças mais assíduas da obra de Manoel de Oliveira.
Paralelamente à faceta mais reconhecida do seu trabalho, ao longo das últimas décadas Luis Miguel Cintra tem vindo a reunir uma quantidade avassaladora de peças escultóricas (ou “bonecos”, como o próprio lhes chama): arte sacra ou figurado popular, raridades ou estatuetas sem interesse, representações humanas ou animais, de todos os tamanhos, cores e feitios. Mais do que uma coleção – ou o seu contrário –, este insólito bestiário invadiu por completo o seu apartamento de Lisboa.
Com o encerramento da Cornucópia, em 2016, e com uma atividade teatral reduzida, Luis Miguel Cintra coabitou com estes misteriosos ocupantes, partilhando a casa, a vida e um irreprimível desejo de teatro. Numa lógica mais dramatúrgica do que decorativa, o encenador fez desses bonecos uma inusitada trupe de teatro: atores e personagens compelidos ao diálogo e a interagir de formas inesperadas numa polifonia de gestos, de olhares, de expressões que são, em última instância, um prolongamento do ato de encenar: um teatro estático, mas não totalmente imóvel, um teatro silencioso, mas não inteiramente mudo.
Esta exposição pretende cumprir dois objetivos fundamentais: reencenar, no espaço da galeria, uma síntese do percurso de Luis Miguel Cintra como ator e encenador e, em diálogo com a obra de Manoel de Oliveira, refletir acerca dos pontos de contacto (e de divergência) entre três modos de ver e de dar a ver: o teatro, o cinema e a exposição.
A exposição é organizada pela Fundação de Serralves — Casa do Cinema Manoel de Oliveira e tem curadoria de Luis Miguel Cintra e António Preto e coordenação de Carla Almeida.
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