PT
![[Bibliotecas do Porto] - PROGRAMA DE MÚSICA — CICLO SUGGIA 2025 #1](https://img.bndlyr.com/slgso3uvbp8d6xgm/_assets/document-34.jpg?fit=fill&w=1400)
![[Bibliotecas do Porto] - PROGRAMA DE MÚSICA — CICLO SUGGIA 2025 #1](https://img.bndlyr.com/slgso3uvbp8d6xgm/_assets/document-34.jpg?fit=fill&w=1400)
O Museu e Bibliotecas do Porto acolhe a edição de 2025 do Ciclo Suggia, um programa de concertos de violoncelo, com direção artística de Vanessa Pires e Filipe Quaresma, que celebra a memória da ilustre violoncelista portuense Guilhermina Suggia. Pretende-se manter viva a memória de uma das mais imponentes figuras femininas portuguesas de todos os tempos e manter viva a relação da cidade com o seu legado. Em 1903, Suggia foi a primeira mulher solista a tocar na Gewandhaus, em Leipzig, Alemanha, fruto de uma carreira pioneira que abriu caminho para futuras gerações de violoncelistas mulheres.
A par de Pablo Casals, com quem manteve uma relação de proximidade, entre 1906 e 1913, foi considerada uma das maiores violoncelistas da época. Os quatro concertos deste ciclo serão realizados com o violoncelo Montagnana Suggia que outrora lhe pertenceu e se encontra no Museu do Porto, numa iniciativa fulcral na manutenção da memória de figuras absolutamente marcantes, autênticos alicerces de grande parte da atividade musical dos nossos dias.
SÁB 15 NOV, 16H
Intérprete
JED BARAHAL (violoncelo)
Autores e obras musicais
FERNANDO LOPES-GRAÇA (1906—1994)
Três Inflorescências, para violoncelo solo:
Quase Prelúdio
Quase Ária
Quase Dança
FRANCISCO MIGNONE (1987—1986)
Aquela modinha que o Villa não escreveu
JACQUES IBERT (1890—1962)
Ghilarzana
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685—1750)
Suite n.º 6 em Ré maior, BWV 1012:
Prelude
Allemande
Courante
Sarabande
Gavottes I e II
Gigue
Mais info
O Museu e Bibliotecas do Porto acolhe a edição de 2025 do Ciclo Suggia, um programa de concertos de violoncelo, com direção artística de Vanessa Pires e Filipe Quaresma, que celebra a memória da ilustre violoncelista portuense Guilhermina Suggia. Pretende-se manter viva a memória de uma das mais imponentes figuras femininas portuguesas de todos os tempos e manter viva a relação da cidade com o seu legado. Em 1903, Suggia foi a primeira mulher solista a tocar na Gewandhaus, em Leipzig, Alemanha, fruto de uma carreira pioneira que abriu caminho para futuras gerações de violoncelistas mulheres.
A par de Pablo Casals, com quem manteve uma relação de proximidade, entre 1906 e 1913, foi considerada uma das maiores violoncelistas da época. Os quatro concertos deste ciclo serão realizados com o violoncelo Montagnana Suggia que outrora lhe pertenceu e se encontra no Museu do Porto, numa iniciativa fulcral na manutenção da memória de figuras absolutamente marcantes, autênticos alicerces de grande parte da atividade musical dos nossos dias.
SÁB 15 NOV, 16H
Intérprete
JED BARAHAL (violoncelo)
Autores e obras musicais
FERNANDO LOPES-GRAÇA (1906—1994)
Três Inflorescências, para violoncelo solo:
Quase Prelúdio
Quase Ária
Quase Dança
FRANCISCO MIGNONE (1987—1986)
Aquela modinha que o Villa não escreveu
JACQUES IBERT (1890—1962)
Ghilarzana
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685—1750)
Suite n.º 6 em Ré maior, BWV 1012:
Prelude
Allemande
Courante
Sarabande
Gavottes I e II
Gigue
Partilhar
FB
X
WA
LINK
Relacionados
Da secção

Concerto