A Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica será palco de uma edição especial ao vivo do Bloco Central, o podcast de análise política do Jornal Expresso. A sessão, que se realiza no âmbito do programa ADN do Jurista, que promove o desenvolvimento de estudantes de Direito enquanto cidadãos críticos, conscientes e ativos na comunidade, vai decorrer no Auditório Carvalho Guerra, da Universidade Católica Portuguesa no Porto, no próximo dia 15 de outubro de 2024, às 17h30. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição e lotação do espaço.
Moderada por Paulo Baldaia, jornalista do Jornal Expresso, a edição especial ao vivo do podcast Bloco Central, conta com as presenças de Pedro Marques Lopes e de Pedro Siza Vieira, ambos juristas de formação e reconhecidos pela sua atuação na vida pública. Num contexto de incerteza nas áreas nacional e internacional, pretende-se que, numa conversa dinâmica e informal, se promova o debate e a reflexão sobre os tempos que vivemos.
ADN do Jurista prepara futuros juristas para os desafios complexos da contemporaneidade .
O programa ADN do Jurista é uma iniciativa inovadora da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica, que procura formar estudantes de Direito enquanto cidadãos mais conscientes, críticos e ativos na comunidade em que se inserem, preparando os futuros juristas para os desafios complexos da contemporaneidade. Com base na literacia política, mediática e europeia, trata-se de um programa com formação específica em Argumentação e Retórica, Expressão Dramática, Escrita Jurídica, Negociação e Tomada de Decisão, entre outros.
Segundo Ana Martins, coordenadora executiva do programa, “na prática jurídica, independentemente da área em causa, o que se pede a um jurista é que este seja capaz de resolver problemas. Sem literacia, a capacidade de ler o mundo à sua volta nas suas diferentes dimensões, dificilmente um profissional conseguirá constituir-se como mais-valia diferenciadora no mercado de trabalho.”
O evento é gratuito, mas requer inscrição prévia e está sujeito à lotação do Auditório Carvalho Guerra, da Universidade Católica Portuguesa no Porto.