Jim McNeely curadoria e composição
Pedro Guedes direcção musical
Em meados dos anos 1960, o icónico clube de jazz nova iorquino Village Vanguard transformava-se num verdadeiro laboratório de escrita para big band. Com sessões semanais, todas as segundas, a então Thad Jones / Mel Lewis Orchestra dava cartas, construindo uma linguagem e uma sonoridade em que a tradição convivia com uma permanente procura da expansão do idioma jazzístico.
A big band continuaria depois dos seus criadores até aos dias de hoje como Vanguard Jazz Orchestra, mantendo-se uma das mais influentes de todos os tempos e com quem colaborariam alguns dos mais notáveis compositores para esta formação. É o caso de Bob Brookmeyer - que dominava técnicas de composição da música erudita contemporânea marcadas na sua música - e de Jim McNeely, que assume a curadoria deste concerto e estreia uma nova peça em Portugal.
A Orquestra Jazz de Matosinhos, também ela herdeira do impressionante legado da big band que nasceu e permanece no Village Vanguard, expande assim o significado das palavras que Max Gordon (dono do clube), disse a Mel Lewis: “We’ll keep it going until it tapers off.” - Vamos continuar até ao fim.