Nova Matéria é um novo ciclo de residências resultante de uma parceria entre a Lovers & Lollypops e a Fonoteca Municipal do Porto. A proposta, dividida em três momentos de trabalho e apresentação, convida diferentes artistas para a criação de associações livres de pensamento, a partir de uma investigação inicial no acervo da Fonoteca. Entre os seus muitos temas, destacam-se as canções de trabalho, de intervenção ou aquelas que se ligam à tradição da raia galaico-portuguesa.
Para esta primeira edição de Nova Matéria, foram convidados Vasco Lé & Puçanga, Mynda Guevara e Carme López, artistas com percursos singulares e linguagens diversas, mas unidos por uma afinidade comum: o compromisso com a pesquisa contínua e a curiosidade artística, alimentadas por anos de experimentação sonora.
Este segundo momento público do projeto centra-se na apresentação do trabalho desenvolvido por Mynda Guevara. Vinda do bairro da Cova da Moura em Lisboa, Mynda Guevara carrega no nome e na atitude uma sede de revolução que está intimamente ligada ao papel ainda muito minimizado das mulheres no rap. O seu rap, em crioulo, como forma de expressão verdadeira e emancipatória, tem vindo a conquistar uma posição de respeito, por força de uma lírica em reflexo do seu papel enquanto mulher, afro-descendente e rapper no seio de uma sociedade estratificada.