Nova Matéria é um novo ciclo de residências resultante de uma parceria entre a Lovers & Lollypops e a Fonoteca Municipal do Porto. A proposta, dividida em três momentos de trabalho e apresentação, convida diferentes artistas para a criação de associações livres de pensamento, a partir de uma investigação inicial no acervo da Fonoteca. Entre os seus muitos temas, destacam-se as canções de trabalho, de intervenção ou aquelas que se ligam à tradição da raia galaico-portuguesa.
Para esta primeira edição de Nova Matéria, foram convidados Vasco Lé & Puçanga, Mynda Guevara e Carme López, artistas com percursos singulares e linguagens diversas, mas unidos por uma afinidade comum: o compromisso com a pesquisa contínua e a curiosidade artística, alimentadas por anos de experimentação sonora.
O trabalho desenvolvido nesta residência pela galega Carme López será apresentado neste terceiro e último momento público do projeto.
Carme López é intérprete, professora e investigadora na área da música tradicional oral galega. Licenciada em Ensino Primário com especialização em Música (USC), pós-graduada em Interpretação na especialidade de Instrumentos Musicais Tradicionais e Populares da Galiza, mestre em Interpretação e Investigação Musical, Carme López é doutorada pela UDC com a tese "Compilation, analysis and didactic use of the vocal repertoire accompanied by hand percussion as part of the Galician intangible heritage study of a representative case".