Quase no encerramento do ciclo de comemorações do centenário do nascimento de Mário Soares (1924-2017), que têm a data do seu nascimento – 7 de dezembro – como limite, a Universidade do Porto organiza no dia 5 de dezembro, sexta-feira, às 18h00, no Salão Nobre da Reitoria, uma conversa sobre o percurso de um dos mais destacados políticos portugueses do Portugal pós-Abril.
Assim, ao jurista e administrador Artur Santos Silva e ao político Francisco Assis – que privaram com o antigo presidente da República – juntar-se-á Inês Cardoso, atual diretora do Jornal de Notícias.
Tentando perceber o que significa Mário Soares para as jovens gerações, estudantes da Sociedade de Debates da Universidade do Porto também foram convidados a contribuir para esta conversa.
Para contextualizar a ação de Mário Soares, a conversa será antecedida pela apresentação do documentário da série Políticos Portugueses – Mário Soares, realizado por Mário Brito para a RTP, abrangendo o período entre a fundação do Partido Socialista e a eleição de Mário Soares para a presidência da República Portuguesa.
Após o cumprimento do seu segundo mandato como presidente da República Portuguesa, findo em 1996, a ação política e intelectual de Mário Sores ganhou novos rumos, o que não estará documentado no filme. Lembremos apenas a presidência da Comissão Mundial Independente Sobre os Oceanos ou a sua eleição para deputado europeu. Mas para esta fase da vida do doutor honoris causa pela Universidade do Porto contaremos com a memória e a eloquência dos nossos convidados.
Finalmente, refira-se que esta sessão se integra num campo mais vasto de iniciativas comemorativas a que as universidades portuguesas se associaram, e que terão tido o seu evento mais visível com o Congresso Internacional “Mário Soares: uma vida entre séculos”, realizado no passado mês de outubro na Universidade de Coimbra.
Entrada livre, sujeita à lotação da sala.