Língua Brasileira emerge da reunião dos talentos do encenador Felipe Hirsch e do compositor Tom Zé. O título deste espetáculo músico-cénico evoca uma das canções deste último, onde a língua se conjuga enquanto repositório de tensões e contradições: “Dama culta e bela/ língua de Aviz/ fado de punhais/ Inês e desventuras/ lá onde costuras/ multidão de ais/ mel e amargura.” Em palco, seis atores e quatro músicos dão a ver e a ouvir a prosa e poesia da epopeia dos povos que formaram o português escrito e falado no Brasil, os seus mitos e cosmogonias, passando pelas remotas origens ibéricas, por romanos, bárbaros e árabes, por África e pela América Latina. Um passeio poético por uma “babel das línguas em pleno cio”, esplendor não isento de misérias: o Brasil possui hoje quase 200 línguas em extinção, reflexo do extermínio de povos indígenas. Nas palavras da crítica Noemi Jaffe, Língua Brasileira é uma “deriva por tempos e espaços”, a “explosão orgástica de uma língua que se presta tanto a oprimir como a libertar”.
Língua Brasileira emerge da reunião dos talentos do encenador Felipe Hirsch e do compositor Tom Zé. O título deste espetáculo músico-cénico evoca uma das canções deste último, onde a língua se conjuga enquanto repositório de tensões e contradições: “Dama culta e bela/ língua de Aviz/ fado de punhais/ Inês e desventuras/ lá onde costuras/ multidão de ais/ mel e amargura.” Em palco, seis atores e quatro músicos dão a ver e a ouvir a prosa e poesia da epopeia dos povos que formaram o português escrito e falado no Brasil, os seus mitos e cosmogonias, passando pelas remotas origens ibéricas, por romanos, bárbaros e árabes, por África e pela América Latina. Um passeio poético por uma “babel das línguas em pleno cio”, esplendor não isento de misérias: o Brasil possui hoje quase 200 línguas em extinção, reflexo do extermínio de povos indígenas. Nas palavras da crítica Noemi Jaffe, Língua Brasileira é uma “deriva por tempos e espaços”, a “explosão orgástica de uma língua que se presta tanto a oprimir como a libertar”.