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Inquérito de Liderança Ética
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Apresentação dos resultados
Inquérito de Liderança Ética
No dia em que se assinala o Dia Mundial da Filosofia, 20 de novembro, a Católica Porto Business School vai apresentar os primeiros resultados do Inquérito de Liderança Ética, desenvolvido no âmbito do estudo anual do Fórum de Ética, que celebra este ano o seu 10º aniversário. O inquérito avaliou quatro dimensões fundamentais: demonstrar que a ética é uma prioridade, comunicar expectativas claras para uma prática ética, tomar decisões éticas e apoiar o programa de ética organizacional. No geral, os resultados evidenciam que, apesar de existir uma preocupação generalizada com a ética, ainda há um caminho a percorrer para que os comportamentos éticos se tornem uma prática sistemática e visível no quotidiano das organizações.

"Mais do que medir, queremos mobilizar. Mais do que avaliar, queremos dar poder de agir," afirma Helena Gonçalves, coordenadora do Fórum de Ética da Católica Porto Business School. "O Inquérito de Liderança Ética nasce como uma ferramenta aberta e contínua, centrada no processo e não no resultado. Não pretendemos classificar lideranças, mas despertar consciência, diálogo e transformação."

Líderes e liderados convergem na perceção de que os líderes evidenciam mais comportamentos que visam comunicar expetativas claras para uma prática ética e, com menos frequência, para apoiar o programa de ética. Os líderes reportam, em média, comportamentos éticos com frequência moderada, enquanto os liderados percecionam essas práticas de forma mais intermitente. “Se a ética é clara nas palavras, porque é que nem sempre é visível nas práticas? Como podemos tornar a ética mais visível, partilhada e reconhecida nas práticas diárias de liderança?”, questiona Helena Gonçalves.

Em termos de “Demonstração de que a ética é uma prioridade”, os líderes referem que assumem com frequência comportamentos que identificam a ética como uma prioridade e os liderados confirmam. Criar oportunidades para discutir preocupações éticas, bem como incluir expectativas específicas para a prática ética nos planos de desempenho são comportamentos considerados menos frequentes por líderes e liderados.
Já no que diz respeito a “Comunicação de expectativas éticas” ambos reconhecem no líder o esforço consciente para servir de modelo de práticas éticas e clarificar as expetativas em relação à prática ética. O comportamento menos frequente identificado por ambos é o de abordar desafios que a equipa possa enfrentar, quando se comunicam as expectativas de práticas éticas.
Na “tomada de decisões éticas”, os líderes consideram frequentes os comportamentos que visam assegurar que não favorecem injustamente uma determinada pessoa ou grupo, bem como o ponderar os efeitos e o impacto nos outros. Ocasionais são os comportamentos de recorrer ao Código de Ética e Conduta para apoiar na decisão ou nomear responsável por destacar considerações éticas.
Na área do “Apoio ao programa de ética”, líderes e liderados concordam que os líderes ocasionalmente encorajam os liderados a comunicar irregularidades da organização quando há uma preocupação ética. Ambos estão também de acordo em considerar ocasionais a tomada de medidas para garantir que as atividades de ética são adequadamente financiadas e dotadas de recursos.
O estudo, que decorreu entre 15 de setembro e 30 de outubro, adotou uma abordagem metodológica mista (quantitativa e qualitativa), recolhendo exemplos concretos de comportamentos que ilustram tanto situações de sucesso como de falha nas quatro dimensões avaliadas. No total envolveu 323 participantes com experiência profissional, dos quais 80% ocupam ou ocuparam funções de liderança, abrangendo diferentes níveis hierárquicos e setores (privado, público e social). A maioria dos respondentes pertence ao setor privado e situa-se na faixa etária dos 46 aos 60 anos.

A apresentação oficial dos primeiros resultados está agendada para o dia 20 de novembro, a partir das 16 horas. “O estudo continuará após esta data, reafirmando o compromisso do Fórum de Ética com uma ética viva, aquela que se aprende, se discute e se pratica em conjunto,” salienta Helena Gonçalves.

“Ao longo dos últimos dez anos, o Fórum de Ética tem procurado ser um espaço de diálogo entre a academia e as organizações, promovendo uma reflexão prática sobre como incorporar a ética no dia a dia das organizações. Este ano, quisemos concentrar-nos no papel da liderança e perceber como os líderes, pelo seu exemplo, podem inspirar comportamentos éticos e criar contextos organizacionais cada vez mais responsáveis,” conclui Helena Gonçalves, coordenadora do Fórum de Ética da Católica Porto Business School.
20
Nov
2025-11-20T16:00:00Z
2025-11-20T19:30:00Z
Católica Porto Business School
16:00

+Cal

Gratuito

R. de Diogo Botelho, 1327

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No dia em que se assinala o Dia Mundial da Filosofia, 20 de novembro, a Católica Porto Business School vai apresentar os primeiros resultados do Inquérito de Liderança Ética, desenvolvido no âmbito do estudo anual do Fórum de Ética, que celebra este ano o seu 10º aniversário. O inquérito avaliou quatro dimensões fundamentais: demonstrar que a ética é uma prioridade, comunicar expectativas claras para uma prática ética, tomar decisões éticas e apoiar o programa de ética organizacional. No geral, os resultados evidenciam que, apesar de existir uma preocupação generalizada com a ética, ainda há um caminho a percorrer para que os comportamentos éticos se tornem uma prática sistemática e visível no quotidiano das organizações.

"Mais do que medir, queremos mobilizar. Mais do que avaliar, queremos dar poder de agir," afirma Helena Gonçalves, coordenadora do Fórum de Ética da Católica Porto Business School. "O Inquérito de Liderança Ética nasce como uma ferramenta aberta e contínua, centrada no processo e não no resultado. Não pretendemos classificar lideranças, mas despertar consciência, diálogo e transformação."

Líderes e liderados convergem na perceção de que os líderes evidenciam mais comportamentos que visam comunicar expetativas claras para uma prática ética e, com menos frequência, para apoiar o programa de ética. Os líderes reportam, em média, comportamentos éticos com frequência moderada, enquanto os liderados percecionam essas práticas de forma mais intermitente. “Se a ética é clara nas palavras, porque é que nem sempre é visível nas práticas? Como podemos tornar a ética mais visível, partilhada e reconhecida nas práticas diárias de liderança?”, questiona Helena Gonçalves.

Em termos de “Demonstração de que a ética é uma prioridade”, os líderes referem que assumem com frequência comportamentos que identificam a ética como uma prioridade e os liderados confirmam. Criar oportunidades para discutir preocupações éticas, bem como incluir expectativas específicas para a prática ética nos planos de desempenho são comportamentos considerados menos frequentes por líderes e liderados.
Já no que diz respeito a “Comunicação de expectativas éticas” ambos reconhecem no líder o esforço consciente para servir de modelo de práticas éticas e clarificar as expetativas em relação à prática ética. O comportamento menos frequente identificado por ambos é o de abordar desafios que a equipa possa enfrentar, quando se comunicam as expectativas de práticas éticas.
Na “tomada de decisões éticas”, os líderes consideram frequentes os comportamentos que visam assegurar que não favorecem injustamente uma determinada pessoa ou grupo, bem como o ponderar os efeitos e o impacto nos outros. Ocasionais são os comportamentos de recorrer ao Código de Ética e Conduta para apoiar na decisão ou nomear responsável por destacar considerações éticas.
Na área do “Apoio ao programa de ética”, líderes e liderados concordam que os líderes ocasionalmente encorajam os liderados a comunicar irregularidades da organização quando há uma preocupação ética. Ambos estão também de acordo em considerar ocasionais a tomada de medidas para garantir que as atividades de ética são adequadamente financiadas e dotadas de recursos.
O estudo, que decorreu entre 15 de setembro e 30 de outubro, adotou uma abordagem metodológica mista (quantitativa e qualitativa), recolhendo exemplos concretos de comportamentos que ilustram tanto situações de sucesso como de falha nas quatro dimensões avaliadas. No total envolveu 323 participantes com experiência profissional, dos quais 80% ocupam ou ocuparam funções de liderança, abrangendo diferentes níveis hierárquicos e setores (privado, público e social). A maioria dos respondentes pertence ao setor privado e situa-se na faixa etária dos 46 aos 60 anos.

A apresentação oficial dos primeiros resultados está agendada para o dia 20 de novembro, a partir das 16 horas. “O estudo continuará após esta data, reafirmando o compromisso do Fórum de Ética com uma ética viva, aquela que se aprende, se discute e se pratica em conjunto,” salienta Helena Gonçalves.

“Ao longo dos últimos dez anos, o Fórum de Ética tem procurado ser um espaço de diálogo entre a academia e as organizações, promovendo uma reflexão prática sobre como incorporar a ética no dia a dia das organizações. Este ano, quisemos concentrar-nos no papel da liderança e perceber como os líderes, pelo seu exemplo, podem inspirar comportamentos éticos e criar contextos organizacionais cada vez mais responsáveis,” conclui Helena Gonçalves, coordenadora do Fórum de Ética da Católica Porto Business School.

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