No sábado, 21 de março, o Quarteirão Cultural Miguel Bombarda recebe o segundo ciclo de 2026 das Inaugurações Simultâneas, uma iniciativa que volta a reunir galerias, espaços expositivos, comerciais e alternativos num programa conjunto dedicado à arte contemporânea, práticas artísticas comunitárias desenhadas para as especificidades deste território – o Quarteirão das Artes, desde 2007 – e laboratório urbano de expressão cívico-criativa aberto à participação de todos e para todos, com programação pública de acesso livre e gratuito, em diálogo permanente com os agentes culturais da cidade do Porto.
Entre as 16h00 e as 20h00, o público é convidado a visitar as novas exposições, conhecer novas coleções e participar em diferentes momentos de animação cultural programados pela Ágora.
A programação pública das Inaugurações Simultâneas do Porto integra oficinas criativas na área das artes plásticas, arte participativa, sustentabilidade, iniciativas de inclusão e de acesso democrático à cultura, conversas com artistas e curadores, escrita e leituras performativas, sessões de poesia, crítica e aulas abertas no espaço público, bem como apresentações de publicações independentes (zines) e mostras de criativos do Porto, podcasts e debates temáticos sobre a cidade emitidos ao vivo e em rádio. Inclui ainda performances híbridas, arte de rua, graffiti, instalações temporárias, vídeo mapping, DJ sets, dança social e concertos.
A par destas iniciativas realizam-se as Visitas Guiadas Bombarda, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, assegurando a visita às galerias aderentes ao projeto das Inaugurações Simultâneas, num percurso pelo Quarteirão Miguel Bombarda guiado pelos alunos de artes visuais da ESE - Escola Superior de Educação do Porto, com interpretação para língua gestual portuguesa (a decorrer em simultâneo), pela ATILGP – Associação de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.
Como novidade para 2026, a programação das Inaugurações Simultâneas apresenta o Clube de Leitura das Inaugurações Simultâneas / Atelier 3|3, sob formato de roda de conversa “A Leitura está na Rua”, com leitura e partilha de ideias. Esta atividade integra a Biblioteca das Artes das Inaugurações Simultâneas (BAIS), um projeto comunitário e itinerante no Quarteirão Cultural Miguel Bombarda do Porto, a desenvolver em continuidade a cada edição das Inaugurações Simultâneas. Cada edição contará com temas de leitura distintos e uma “figura em destaque”, promovendo o encontro entre literatura, arte, espaço público e comunidade. Todos são convidados a participar e a trazer um livro para ler (excerto). Também se aceitam livros de oferta para troca – juntos vamos ajudar a construir a BAIS!
A proposta de leitura e conversa para 21 de março de 2026, dinamizada em parceria com Cristina Alves do coletivo Atelier 3|3, centra-se na obra de Inês Lourenço (Porto, 1942), uma das mais relevantes escritoras portuguesas, que estará em destaque na Feira do Livro do Porto 2026.
As Inaugurações Simultâneas reafirmam, assim, o seu compromisso com a criação artística, o pensamento crítico e o envolvimento da comunidade, ampliando o seu programa para além das artes visuais e reforçando o diálogo entre diferentes práticas culturais no espaço público urbano.
Ana Alves da Silva
Inaugurações Simultâneas – Quarteirão Cultural do Porto
Direção Geral e Artística | Conceção e Gestão do Projeto (desde 2007)