Com uma abordagem baseada na sincronização empática e sensorial que explora a descoberta de novas formas de comunicação, In Synchro é o resultado de uma série de encontros sensíveis.
A ALADI, uma associação em Lavra que acolhe pessoas com deficiência intelectual, abre as suas portas a esta colaboração: num local de afeto, os residentes partilham as suas vidas com os seus cuidadores, entre atividades ocupacionais e recreativas-terapêuticas.
Neste contexto, realizou-se em maio de 2025 o workshop de codesign “Dispositivos de empatia para a exploração sensorial”. Durante cinco dias, uma equipa de dez estudantes de Design de Produto da ESAD Matosinhos e do IED Milão, liderada pelo designer Ken Billes e pelo atleta paralímpico Tyrone Pillay (Lexus Europe), além das designers Alissa van Asseldonk e Nienke Bongers (A+N Studio), desenvolveu estratégias de design para a criação de dispositivos de estimulação sensorial que promovem a interligação dos corpos.
Com base no workshop e em conversas com terapeutas e residentes da ALADI, três dispositivos de conforto estão agora a ser prototipados, com o objetivo de promover a estimulação sensorial e melhorar o quotidiano na instituição: Suzi, uma almofada respiratória; Tide Memories, um tear adaptado; e Porto-L, uma instalação audiovisual em tempo real.