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In-Between III
Galeria Pedro Oliveira, Porto
In-Between III — Democracia do múltiplo
Exposição coletiva
In-Between III
Galeria Pedro Oliveira, Porto
Chegados ao quase final da “saison” expositiva e como anualmente, venho agora propor o projeto “In-Between III”.

Trata-se então de mais uma mostra coletiva em que desta vez desenvolvo narrativas em torno do conceito de múltiplo.

A gravura, a fotografia, alguma escultura e outros suportes nomeadamente do design e das artes aplicadas serão os meios que melhor protagonizam uma certa desdramatização da obra de arte enquanto fisicamente única. Se bem que no caso da fotografia enquanto possa ser seriável mantenha um caráter mais autónomo, já a chamada obra gráfica desempenha como múltiplo muita versatilidade tanto na sua origem ou matricidade: litografias, gravuras a água forte ou ponta seca; xilogravuras, serigrafias; (placa de metal, madeira, tela serigráfica ou outras..) habitualmente nos seus suportes finais em papel, como tanto na sua missão comercial chegando acessivelmente a públicos mais alargados, a muitos amantes de arte.

A obra gráfica que se serve de uma imagem única que depois se multiplica tem assim entre as suas muitas funções aquela muito interessante a que eu apelidaria de a “obra democratizada”. Eu gosto de múltiplos e não os considero um suporte menor pois requer árduo trabalho oficinal saber e imaginação. Grandes artistas em algum momento difundiram muito da sua obra produzindo os seus múltiplos. Muitos colecionadores amantes de arte sentiram-se felizes por obterem uma peça devidamente assinada e numerada à mão dum seu artista de eleição.

Igualmente nas artes aplicadas e design e suas ramificações com a indústria, a seriação foi uma constante através do tempo. Grandes marcas produziram objetos de valor, não poucas vezes em colaboração com importantes artistas plásticos (cerâmicas, vidros, tapeçaria); outras, dando como exemplo indústrias cerâmicas alemãs do pós-Guerra (mais de cem empresas), nas décadas de 60/70, unindo-se num esforço de reindustrialização sob a marca West Germany, produziram em massa peças numeradas de design modernista a preço acessível para uso e decoração das casas das depauperadas famílias alemãs ocidentais. Essas peças tornaram-se fonte de procura de colecionadores atuais.

In-Between III, dedica assim esta edição à mostra de um núcleo de múltiplos de relevantes autores nacionais e estrangeiros através de obra gráfica e de alguns objetos criteriosamente escolhidos em outros suportes.

Pedro Oliveira
12
Jul
13
Set
2025-07-12T16:00:00Z
2025-09-13T19:30:00Z
Galeria Pedro Oliveira
Calçada de Monchique, 3

Mais info

In-Between III
Exposição
Chegados ao quase final da “saison” expositiva e como anualmente, venho agora propor o projeto “In-Between III”.

Trata-se então de mais uma mostra coletiva em que desta vez desenvolvo narrativas em torno do conceito de múltiplo.

A gravura, a fotografia, alguma escultura e outros suportes nomeadamente do design e das artes aplicadas serão os meios que melhor protagonizam uma certa desdramatização da obra de arte enquanto fisicamente única. Se bem que no caso da fotografia enquanto possa ser seriável mantenha um caráter mais autónomo, já a chamada obra gráfica desempenha como múltiplo muita versatilidade tanto na sua origem ou matricidade: litografias, gravuras a água forte ou ponta seca; xilogravuras, serigrafias; (placa de metal, madeira, tela serigráfica ou outras..) habitualmente nos seus suportes finais em papel, como tanto na sua missão comercial chegando acessivelmente a públicos mais alargados, a muitos amantes de arte.

A obra gráfica que se serve de uma imagem única que depois se multiplica tem assim entre as suas muitas funções aquela muito interessante a que eu apelidaria de a “obra democratizada”. Eu gosto de múltiplos e não os considero um suporte menor pois requer árduo trabalho oficinal saber e imaginação. Grandes artistas em algum momento difundiram muito da sua obra produzindo os seus múltiplos. Muitos colecionadores amantes de arte sentiram-se felizes por obterem uma peça devidamente assinada e numerada à mão dum seu artista de eleição.

Igualmente nas artes aplicadas e design e suas ramificações com a indústria, a seriação foi uma constante através do tempo. Grandes marcas produziram objetos de valor, não poucas vezes em colaboração com importantes artistas plásticos (cerâmicas, vidros, tapeçaria); outras, dando como exemplo indústrias cerâmicas alemãs do pós-Guerra (mais de cem empresas), nas décadas de 60/70, unindo-se num esforço de reindustrialização sob a marca West Germany, produziram em massa peças numeradas de design modernista a preço acessível para uso e decoração das casas das depauperadas famílias alemãs ocidentais. Essas peças tornaram-se fonte de procura de colecionadores atuais.

In-Between III, dedica assim esta edição à mostra de um núcleo de múltiplos de relevantes autores nacionais e estrangeiros através de obra gráfica e de alguns objetos criteriosamente escolhidos em outros suportes.

Pedro Oliveira

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