Teatro Dom Roberto
S.A. Marionetas (PT)
O fimp é também o lugar para revisitar as formas da tradição no teatro de marionetas e, por isso, não podíamos deixar de convidar Dom Roberto. Este herói nacional (integrado recentemente no Património Imaterial Cultural de Portugal) e membro da ilustre família euroasiática das marionetas de luva, com a sua voz inumana e sempre pronto para a traulitada, promete assombrar e divertir crianças de todas as idades.
Nesta edição contaremos com o talento de José Gil · S.A. Marionetas para animar esta figurinha endiabrada. No cardápio estão três pratos fortes:
O Barbeiro Diabólico
Dom Roberto, o nosso herói, no dia do seu casamento procura um barbeiro para lhe desfazer a barba e o cabelo. Depois do serviço feito, Dom Roberto não quer pagar por achar muito caro. Tem uma grande desavença com o Barbeiro. Chega o Padre para resolver o assunto. O Policia ainda tenta por ordem na rua. Aparece o Diabo que o quer levar com ele e finalmente a Morte. Dom Roberto acaba vencendo a própria morte.
O Castelo dos Fantasmas
A Princesa está presa no Castelo e este está cheio de fantasmas. Um Crocodilo que está sempre a tentar comer tudo. Um Gigante que mantêm a Princesa presa. Dom Roberto ao passar perto do castelo vê a Princesa presa e esta promete-lhe: se ele a libertar casa com ele. Ao ouvir tal promessa, Dom Roberto vai tentar vencer tudo e todos para casar com a bela princesa.
Rosa e os três namorados
Rosa tem três namorados, o Sapateiro, o Ourives e o Brasileiro. Todos lhe prometem muito ouro bens e dinheiro. Um dia , quando os patrões saíram, deixaram a casa ao cuidado da Rosa e esta recebe a vista dos namorados. Com medo de ser apanhada, Rosa vai escondendo os namorados pela casa. Quando chegaram os patrões ouvem barulho e acham que há ladrões em casa. Aparece o Policia e esta a confusão instalada.
Saiba mais sobre o Teatro Dom Roberto no documentário produzido pelo cdoc · Centro de documentação fimp · em: www.rtp.pt/play/palco/p10109/na-palheta-com-dom-roberton