Masterclass + Sessão de Cinema por Firouzeh Khosrovani - Retrato de Família: Revelar Narrativas Ocultas. Dia 18 de outubro, às 17h00, no Batalha Centro de Cinema, Sala 1. Duração: 45 minutos. Criar um retrato de família é mais do que um projeto criativo - é um gesto de afeto que entrelaça memórias, identidade e narrativas pessoais. Esta masterclass convida os participantes a explorar as suas histórias familiares e individuais, transformando memórias preciosas, sonhos e até lutas silenciosas em relatos vívidos e cinematográficos. As experiências pessoais - memórias, sonhos e até pesadelos - não são apenas valiosas, mas têm um potencial único para se transformarem em histórias através do cinema. A sessão oferece uma estrutura orientadora, mas flexível, para ajudar os participantes a converterem as suas histórias em narrativas que possam ser partilhadas com os outros. Ao mergulhar nas camadas emocionais e históricas da vida familiar, o objetivo é aprender a revelar narrativas ocultas, questionar representações idealizadas e criar retratos autênticos e significativos.
Film Session - Radiograph of a Family (2020, Noruega, Irão, Suíça, 82’), de Firouzeh Khosrovani. A minha mãe casou-se com a fotografia do meu pai em Teerão. Ele estudava radiologia na Suíça e, para que ela pudesse ir viver com ele, o casamento era obrigatório. Para a minha mãe, com a sua formação religiosa, viver na Europa foi um desafio, pois o pecado parecia estar em todo o lado. O meu pai vinha de uma família liberal e laica, amante da cultura, das belas-artes e da música clássica. A minha mãe nunca compreendeu como ele podia valorizar uma pintura com corpos nus. Depois de eu nascer, regressámos a Teerão, pouco antes da Revolução, que mudou tudo de repente. A minha mãe encontrou uma nova razão e identidade: tornou-se ativista religiosa, diretora de escola e recebeu treino militar. O meu pai permanecia silencioso na sua poltrona preferida, ouvindo Bach. Em nossa casa, já não se jogava cartas nem se bebia vinho; os tapetes de oração da minha mãe e o meu ficavam lado a lado na sala, junto à janela. Fotografias de mulheres sem hijab eram rasgadas, o passado era censurado, enquanto o meu pai sonhava com um futuro diferente. Eu vivia dividida entre os dois, e a minha identidade foi moldada por ambos. Ainda hoje os carrego dentro de mim. A minha história, contada através de fotografias, imagens de arquivo, cartas e vozes, transforma a nossa casa em Teerão numa metáfora das mudanças da família e, assim, da própria sociedade iraniana.