Mais do que a simples audição de um disco, a Escuta Ativa pretende proporcionar uma imersão total numa experiência de escuta e atenção. Todos os meses, personalidades de diferentes áreas são desafiadas a escolher um disco de vinil da coleção da Fonoteca Municipal do Porto para esta experiência conjunta, em que há também espaço para a conversa e partilha de ideias. O convidado do mês de julho é Luís Oliveira, radialista e diretor de música na Antena 3, que escolheu o álbum "África Brasil", de Jorge Ben.
Luís Oliveira licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho. Começou a carreira profissional como jornalista na Rádio Nova, do Porto. Passou pela RUM e foi durante mais de uma década repórter do programa «Top +» da RTP1.
Está desde 2008 na Antena 3. Na estação pública já assegurou quase todos os horários, tendo passado duas vezes pelo Programa da Manhã. De momento, é diretor de música da Antena 3, onde assina, de segunda a quinta, o programa «Defeitos Especiais» e o programa de divulgação musical dedicado à música global «Domingo no Mundo». Assegurou, pela Antena 3, a curadoria de palcos de festivais como o Super Bock Super Rock, Westway Lab e Eurosonic, bem como de programas emitidos pela RTP, como o «Elécrico» e o «No Ar». É membro do júri dos Novos Talentos Fnac na Categoria de Música. Foi comentador da Sport TV, “defendendo” as cores do seu Futebol Clube do Porto.