É com prazer que o Cultivar a Proximidade convida-vos a participar na sua próxima sessão, que terá lugar já esta quinta-feira, 5 de junho, nos Lavadouros das Fontaínhas.
A partir das 15h, o Coletivo Febre regressa a este lugar para dar continuidade à oficina de construção que estreou no passado dia 15 de Maio, com base numa lógica de ativação comunitária e utilizando materiais desperdiçados. A oficina dá seguimento ao trabalho de transformação deste espaço público com soluções construídas localmente, adaptadas às necessidades e desejos dos seus utilizadores.
Como habitual, a atividade é aberta à comunidade e dirigida a todas as idades — convidando à participação ativa de quem ali vive, trabalha ou se simplesmente se interessa por este território.
Estas oficinas integram uma série de ações que visam envolver parceiros locais na reflexão e co-criação do futuro dos Lavadouros das Fontaínhas, através de práticas colaborativas e acessíveis.
O Cultivar a Proximidade é um projeto de reativação urbana apoiado pela DGARTES e pela Junta de Freguesia do Bonfim, que decorre nos Lavadouros das Fontaínhas até outubro de 2026. Através de oficinas, conversas, ações educativas e momentos de criação partilhada, o projeto envolve artistas, coletivos, escolas, associações e habitantes locais na construção de novos usos e significados para este espaço público. Nasceu do curso "Arquitectura e Sociedade", leccionado na Faculdade de Arquitectura do Porto, e resulta da parceria entre os Arquitectos sem Fronteiras - Portugal e a Associação de Pais da Escola da Alegria.