Bernardo Pinto de Almeida é o convidado de outubro das Conversas de Galeria, o programa de conversas informais da Galeria Municipal do Porto que, mensalmente, convida pessoas das mais diversas áreas para partilhar como a cultura e as artes têm influência nos seus quotidianos ou, ainda, quais são as memórias, influências e referências que, continuamente, convocam para o presente.
Escritor e historiador, Bernardo Pinto de Almeida recebeu o Prémio AICA/Fundação Gulbenkian de Crítica de Arte, em 1983. Catedrático jubilado de Teoria e História da Arte na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, integrou a Comissão de Compras da Fundação de Serralves (1990-1996), onde organizou diversas exposições. Organizou a Coleção de Arte Portuguesa do M.E.I.A.C.- Museo Extremeño Ibero-Americano de Arte Contemporáneo (Badajoz/Espanha) e foi Diretor Artístico da Fundação Cupertino de Miranda (1995- 2001) onde fundou o Centro de Estudos do Surrealismo e organizou diversas exposições.
Entre 2005 e 2009, foi membro do Conselho de Administração da Fundação Berardo, representando o Estado. Como comissário independente, organizou mais de uma centena de exposições em Museus e Instituições em Portugal e Espanha. Prefaciou cerca de três centenas de catálogos em Portugal e no estrangeiro. Proferiu mais de três centenas de conferências em instituições culturais em Portugal e estrangeiro.
Dirigiu, ainda a coleção "Caminhos da Arte Portuguesa no Século XX" (40 volumes publicados) na Editorial Caminho. Colaborou nas revistas “Lapiz”, “Arte y Parte” (Espanha), “Artforum” e “Contemporânea” (EUA) e publicou cerca de 20 livros de Ensaio (sobre Arte) e 10 livros de Poesia.