Esta quarta-feira, às 18h30, o jornalista e comentador Germano Almeida, a jornalista Isabel Lucas e o escritor Richard Zimler participam no debate “Continuamos a escolher a América?”, sobre o pós eleições nos Estados Unidos. A entrada é livre.
A entrada de Donald Trump na corrida ao cargo político mais poderoso do mundo, em 2015, acentuou a polarização entre ideologias políticas e pôs em causa valores que eram considerados universais, numa altura em que as 'fake news' e, mais recentemente, os 'deep fakes', tornam cada vez mais difícil a perceção entre a verdade e a mentira, a manipulação e os factos.
No rescaldo das recentes eleições que levam Donald Trump a um segundo mandato, neste debate vamos tentar perceber o que aconteceu ao sonho americano, ao ideal de terra prometida, aos valores que a América levou ao mundo através também da cultura, do cinema à música.
O que pode significar esta mudança para o mundo ocidental, moldado no pós II Guerra Mundial pela cultura e a influência americanas? O Sonho Americano está vivo, ou pode transformar-se num pesadelo?
O debate conta com:
Germano Almeida, jornalista especializado em política norte-americana desde 2003, autor, entre muitos outros livros, de “Isto Não é Bem Um Presidente dos EUA - Donald Trump na Casa Branca. Diário dos anos da perturbação americana”.
Isabel Lucas, jornalista e crítica literária, que tem feito reportagens e entrevistas com alguns dos mais celebrados autores norte-americanos e que tem percorrido os Estados Unidos. É autora, entre outros, do livro “Viagem ao Sonho Americano”, onde sondou a condição americana, os seus mitos, paradoxos, medos e fragilidades, mas também a sua grandeza e capacidade de reinvenção.
Richard Zimler, escritor multipremiado nascido nos Estados Unidos em 1956 e radicado em Portugal desde 1990. Desde 1996, publicou 12 romances, uma coletânea de contos e oito livros para crianças, estando a sua obra traduzida para 23 línguas.