Tradicional concerto de Natal de 2025, do Coro da Sé Catedral do Porto – “Um Natal Português”.
O Coro da Sé Catedral do Porto (CSCP) executará neste Natal de 2025 a obra "Um Natal Português", para celebrar o Natal a partir de canções da nossa tradição popular, recuperando o desafio lançado em 2001 a quatro compositores portuenses, desde há anos empenhados, a vários títulos, na vida musical da cidade" : Carlos Azevedo, Fernando C. Lapa, Fernando Valente e Eugénio Amorim.
Serão intérpretes o Coro da Sé Catedral do Porto (CSCP), a 1 mezzo-soprano (Ana Santos) e a Orquestra Clássica Maia, sob a direção do Maestro Tiago Ferreira.
Na sua caleidoscópica sucessão de melodias, esta peça assume-se como um alargado fresco onde se afirma a pluralidade de gestos e olhares com que o nosso povo se debruça sobre o presépio.
São melodias que muitos reconhecem, certamente: de Trás-os-Montes ao Alentejo, do Minho às Beiras ou de passagem por Arouca, numa linguagem de saborosas expressões da nossa rica tradição popular, cruzando o popular e o erudito, confrontando genuínos impulsos de criação com os sons que todos reconhecemos, sem nostalgias ou constrangimentos.
São quatro os seus compositores e outros tantos modos de ver. Mas, pese embora a variedade de expressões, preferiríamos entendê-la como uma peça única, em quatro "andamentos", numa tradução coral sinfónica destas singelas melodias populares. O menino, de que todas elas falam, é a eterna promessa do novo, da utopia: "Enquanto um menino nascer, há lugar para toda a esperança”.