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O calcanhar é resistente, firme, ritma o movimento dos passos. Dá solidez ao corpo que sustenta. Contudo, em Karain: A memory (1898), Joseph Conrad descreve os calcanhares de uma mulher-aparição como redondos e polidos quais cascas de ovo. Estilhaçar essa relação para o tornar num elemento frágil, à imagem de uma casca de ovo, revela uma delicadeza sensual inusitada. Isso permite entender o corpo observado não como uma manifestação material mas antes como uma manifestação espectral, uma aparição desejante. O calcanhar assim lasso torna-se significante, já que reflete — até desvela — a constituição fantasmagórica das imagens que advêm do desejo. Essas, que tangem o mundo visível como construção mental, como visão predadora.
A casca de ovo, na sua lisura alva, quebra se tomada com ardor pelas mãos, tal como nos vemos perante a impossibilidade de tomar o que é espectral. Contudo, os calcanhares deverão sempre ceder perante as imagens que nos perseguem, essas que belamente invertem a condição de predador em presa
Esta exposição conta com o apoio da Direção-Geral das Artes, da Escola Superior de Educação do Porto, da Junta de Freguesia do Bonfim e do Mira Galerias.
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O calcanhar é resistente, firme, ritma o movimento dos passos. Dá solidez ao corpo que sustenta. Contudo, em Karain: A memory (1898), Joseph Conrad descreve os calcanhares de uma mulher-aparição como redondos e polidos quais cascas de ovo. Estilhaçar essa relação para o tornar num elemento frágil, à imagem de uma casca de ovo, revela uma delicadeza sensual inusitada. Isso permite entender o corpo observado não como uma manifestação material mas antes como uma manifestação espectral, uma aparição desejante. O calcanhar assim lasso torna-se significante, já que reflete — até desvela — a constituição fantasmagórica das imagens que advêm do desejo. Essas, que tangem o mundo visível como construção mental, como visão predadora.
A casca de ovo, na sua lisura alva, quebra se tomada com ardor pelas mãos, tal como nos vemos perante a impossibilidade de tomar o que é espectral. Contudo, os calcanhares deverão sempre ceder perante as imagens que nos perseguem, essas que belamente invertem a condição de predador em presa
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