O antigo convento de Santa Mónica (Barcelona 1636-1835), hoje Centro de Arte Contemporânea Santa Mònica, possuía uma biblioteca da qual se conservam atualmente mais de 500 volumes na Universidade de Barcelona. O estudo de alguns volumes serve de ponto de partida para este projeto artístico. As obras que articulavam o pensamento escolástico de Tomás de Aquino, introdutor do pensamento aristotélico e do essencialismo mais problemático (do ponto de vista contemporâneo), regressam ao seu lugar de origem para coabitar no espaço, horizontalmente, com o desenvolvimento de outros saberes, outros modos de ser e de criar conhecimento. Este projeto audiovisual poliédrico, que incorpora múltiplas colaborações artísticas, especula com saltos temporais para canalizar respostas contraculturais queer e não normativas que questionam a tradição gnóstica ocidental. Ao mesmo tempo, traça uma linha de tensão entre a origem do pensamento clássico e as novas epistemologias, passando pela observação das instituições universitárias tradicionais.
A longa-metragem Gnose Iluminada foi apresentada originalmente na exposição "A tradição que nos atravessa", realizada no Santa Mònica em 2022. Esse contexto difere substancialmente do da exposição no Sismógrafo, e é por isso que se propõe uma sessão de projeção dedicada ao projeto audiovisual completo, acompanhada pelo realizador, que em conversa partilhará detalhes do processo criativo, das premissas com que trabalhou, da equipa que o tornou possível e do contexto conceptual da obra.
Esta sessão faz parte do programa paralelo à exposição Protótipos do desejo instituinte. Santa Mònica para Sismógrafo, com curadoria de Clara Laguillo.