3ª sessão do Ciclo “A Voz das Mulheres”
com Dália Dias e Mariana Correia Pinto
A Voz das Mulheres na Literatura e no Jornalismo em Portugal
Este evento propõe uma reflexão alargada sobre a presença e representação das mulheres na literatura portuguesa e no jornalismo, reunindo as vozes de Dália Dias e Mariana Correia Pinto.
Na primeira parte, sob o título “A Figuração do Feminino na Literatura de um Século Romântico”, Dália Dias conduz-nos por um percurso crítico sobre a construção das figuras femininas na obra de Camilo Castelo Branco, cruzando a ficção com a realidade biográfica e social do século XIX. Entre personagens como Ana Plácido, Mariana ou Angélica, revisitamos o imaginário feminino camiliano, marcado por ambientes conventuais, transgressões sociais e destinos de clausura. Esta viagem retrospetiva permitirá ainda alargar a discussão à escrita de e sobre mulheres no romantismo português, convocando autores como Eça de Queirós, Cesário Verde e Almeida Garrett, para questionar os modelos femininos que ajudaram a criar e perpetuar. Que figuras femininas nos deixaram? E que lugar lhes reservou a história literária?
Na segunda parte, Mariana Correia Pinto aborda “As Mulheres e o Jornalismo”, um olhar sobre a evolução da participação feminina nas redações portuguesas. Se nas décadas de 60 e 70 as mulheres começaram a conquistar espaço numa profissão tradicionalmente masculina, os avanços nem sempre se traduziram em igualdade. Persistem assimetrias nos cargos de chefia, nos salários e na visibilidade nas próprias notícias. Refletiremos não apenas sobre quem faz jornalismo, mas sobre como se faz jornalismo — e com que impacto na democracia. Porque a luta por uma representação mais justa e plural não diz respeito apenas às jornalistas, mas a todos.
Um encontro entre passado e presente, literatura e comunicação, onde se escutam e interrogam as vozes femininas — reais, ficcionadas, silenciadas ou transformadoras.
Este ciclo, que integra o projeto “(In)visibilidades e Derivas”, com apoio da DGARTES, consta de três sessões em que seis mulheres serão Vozes de Mulheres.