O projeto “8 Milhões de Nós” realiza no próximo sábado, das 09h30 às 16h30, a primeira sessão de formação de formadores, que marca o início de uma iniciativa inovadora de promoção da inclusão e participação efetiva de pessoas com deficiência e neurodivergência.
O evento contará com a presença de 20 formadores que se distinguem pela sua representatividade da multideficiência, incluindo deficiência intelectual, deficiência física e deficiência adquirida. A partir de 2026, este grupo diverso será responsável por dinamizar workshops e oficinas de escuta, diálogo e pensamento crítico em escolas, universidades e instituições.
A sessão, que se vai realizar a 20 de dezembro, combinará a apresentação formal do projeto com uma componente prática, onde os formadores irão demonstrar as atividades desenhadas para os futuros workshops. Este formato de "formação de formadores" em ação permitirá aos participantes experienciar diretamente as metodologias que serão aplicadas nas instituições de ensino.
“Num mundo onde a apatia e a invisibilidade continuam a ser uma realidade para muitas pessoas com deficiência, o 8MMN procura promover a beleza, a empatia e o diálogo como ferramentas essenciais para garantir a participação e inclusão efetiva,” refere Joana Morais e Castro, fundadora do grupo que trabalha há largos anos em projetos sociais na área transversal da economia social da Universidade Católica Portuguesa no Porto.