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A iteração da palavra «órgão» é comum em várias culturas e tradições. Na Antiguidade, organon designava genericamente qualquer instrumento musical, mas também qualquer ferramenta ou artefacto. Não deixa, pois, de ser uma designação particularmente adequada a um instrumento musical que tem sido tantas coisas ao longo da História do Homem. Flutuando entre imagens – a um lado, um sinal de instituições milenares e, a outro, uma das criações tecnológicas mais complexas do Homem – o órgão foi e continua a ser um «instrumento» em muitos sentidos. Esteve no Coliseu de Roma, e na Corte dos seus imperadores, esteve e está nos mais majestosos e modestos templos cristãos, serviu de base ao ensino do canto gregoriano, do contraponto e polifonia que são a base da música de hoje, acompanhou coros e orquestras e até foi solista. Por outro lado, é um verdadeiro «sintetizador analógico» que, apesar de ter a sua voz, estuda e imita a de outros instrumentos, pertencentes a culturas e linguagens diferentes.
Em Portugal, detentor de uma das mais ricas e particulares tradições organísticas, como no resto do mundo, assiste-se a um renascer da cultura organística, patente não apenas da redescoberta da música antiga, mas também na proliferação de novos repertórios. É neste contexto que o ciclo «Órgão Moderno» se apresenta, propondo um programa que reúne alguns dos nomes mais importantes na história da composição musical para órgão, como Olivier Messiaen e György Ligeti, que viram nele um manancial infinito de novos sons e novas cores, um instrumento de contacto com o transcendente, um mecanismo gerador de maravilhosas entropias tímbricas. Destaque ainda para as composições de Hans Zimmer, para a banda sonora do filme «Interstellar» de Cristopher Nolan, em que a pungente dualidade do conceito moderno de órgão de tubos se manifesta em toda a sua plenitude.
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A iteração da palavra «órgão» é comum em várias culturas e tradições. Na Antiguidade, organon designava genericamente qualquer instrumento musical, mas também qualquer ferramenta ou artefacto. Não deixa, pois, de ser uma designação particularmente adequada a um instrumento musical que tem sido tantas coisas ao longo da História do Homem. Flutuando entre imagens – a um lado, um sinal de instituições milenares e, a outro, uma das criações tecnológicas mais complexas do Homem – o órgão foi e continua a ser um «instrumento» em muitos sentidos. Esteve no Coliseu de Roma, e na Corte dos seus imperadores, esteve e está nos mais majestosos e modestos templos cristãos, serviu de base ao ensino do canto gregoriano, do contraponto e polifonia que são a base da música de hoje, acompanhou coros e orquestras e até foi solista. Por outro lado, é um verdadeiro «sintetizador analógico» que, apesar de ter a sua voz, estuda e imita a de outros instrumentos, pertencentes a culturas e linguagens diferentes.
Em Portugal, detentor de uma das mais ricas e particulares tradições organísticas, como no resto do mundo, assiste-se a um renascer da cultura organística, patente não apenas da redescoberta da música antiga, mas também na proliferação de novos repertórios. É neste contexto que o ciclo «Órgão Moderno» se apresenta, propondo um programa que reúne alguns dos nomes mais importantes na história da composição musical para órgão, como Olivier Messiaen e György Ligeti, que viram nele um manancial infinito de novos sons e novas cores, um instrumento de contacto com o transcendente, um mecanismo gerador de maravilhosas entropias tímbricas. Destaque ainda para as composições de Hans Zimmer, para a banda sonora do filme «Interstellar» de Cristopher Nolan, em que a pungente dualidade do conceito moderno de órgão de tubos se manifesta em toda a sua plenitude.
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